quinta-feira, agosto 28, 2008

Conseguem ver?

Etiquetas: ,

quarta-feira, agosto 27, 2008

Quarta-feira em Bruxelas VII

Little Asia. Rue Ste. Catherine 8, 1000 Bruxelas. Um dos meus preferidos, cozinha do Vietnam que me faz salivar só ao escrever isto. Pertence à terceira geração de uma família vietnamita e isso ajuda à atmosfera única do restaurante, prima igualmente pela decoração.Tem um magnífico bar à entrada. Recomendo reserva para jantar ou chegar cedo, nunca vi o restaurante vazio.

Orçamento: refeição completa com sobremesa e bebida (não alcoólica): 30e/40e por pessoa.

Filigranes. Avenue des Arts 39,1040 Bruxelas. Este mimo de 240m2 de livros e espaço de desgustação já fez uma fortuna comigo só na secção de BD. Livros para todos os gostos e sofás ou cadeiras para os folhear à vontade. A secção inglesa no rez-do-chão está a precisar de renovação mas prometeram-me que era para breve. Além de livros é um bom local para encontrar dvds raros ou prendas originais como kits de voodoo e bigodes postiços.

Orçamento: visitar é gratuito, o resto depende das compras.

Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, agosto 25, 2008

Iphone mania pela Madtv

Etiquetas: , , , ,

domingo, agosto 24, 2008

O homem invisível desconhecido

" All my life I had been looking for something, and everywhere I turned someone tried to tell me what it was. (...) I was looking for myself and asking everyone except myself questions which I, and only I, could answer." Ralph Ellison, Invisible man, P.15

Etiquetas: , ,

Bandas sonoras

Desde a primeira vez que ouvi "road to nowhere" que achei que era a canção perfeita para uma road trip, especialmente se estivermos numa estrada/caminho não planeado. Tive a oportunidade de viver esse momento duas vezes: a primeira na Estónia horas antes de enterrar o meu carro na neve e de ser salva por dois nativos que não falavam uma palavra de inglês e outra na Escócia à procura da bendita Adrian's Wall que nos fez perder 3h da viagem mas lá encontramos as ruínas. Há outras músicas - a maioria instrumentais - que fazem parte da minha banda sonora pessoal ou de sonho porque correspondem a momentos não vividos (ainda, espero eu!).

Aqui ficam alguns exemplos:

The Go! team - Everyone's a VIP for someone. Acho que é o banjo que me faz pensar no Grand Canyon, não tenho a certeza. Só sei que se algum dia tiver a oportunidade de visitar o Grand Canyon - mas visitar mesmo, entrar no parque natural e andar a pé, talvez escalar um pouco e não só chegar ao miradouro e tirar fotos - espero poder tocar esta música e avançar sorrindo. Se for montada num cavalo e com um chapéu de cowboy, ainda melhor.

Billy Joel - River of dreams. Uma das minhas músicas preferidas de sempre e que consigo imaginar em diferentes situações parece-me ideal para uma descida de barco a vapor pelo Mississippi. Ainda existem barcos a vapor, certo?

Clap your hands and say yeah! - Sunshine and clouds (and everything proud). O mal desta música é ser tão curta. Um sesta numa rede no Pacífico?

Henry Mancini - Moonriver. Uma das músicas mais românticas de sempre merece um vestido de gala na praia.

That handsome devil - Rob the Prez-O-dent. Ideal para viver momentos Pulp Fiction - atenção os momentos fixes, não a seringa de três metros no coração ou o ataque medieval - num descapotável vermelho...

Tenho outras mas ficam para outra ocasião, e vocês?

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, agosto 22, 2008

A verdade do tédio

A maioria dos meus leitores está de férias mas não é por isso que tenho escrito menos. A verdadeira razão é o meu trabalho. Neste momento devem estar a pensar:

- coitada, lá enfiada num escritório na Bélgica enquanto eu estava na praia ou a fazer nenhum.

E embora esse pensamento esteja correcto, afinal de contas passei o verão num escritório e nos fins de semana (até agora) choveu quase sempre, a verdade é que o trabalho (ou o meu, pelo menos) faz mal à veia criativa ou humorística. E antes que comecem a imaginar que estive cheia de trabalho e que devido ao cansaço não escrevi como costumava, deixem-me dizer-vos que não é nada disso.

Com o verão a quantidade de trabalho diminuíu em pelo menos 60%. Eu nos primeiros dias celebrei o facto como uma maluca mas conseguem imaginar-me num escritório, a olhar para um computador sem nada para fazer e sem poder ir para um parque aproveitar o solinho? Pois. Estou desde de Junho assim. A ficar maluca. Arquivei tudo o que podia, terminei os guias que tinha para terminar, fiz cópias, redigi minutas... e continuei com horas estúpidas sem trabalho. Mesmo diminuindo o horário de trabalho o máximo que pude - chego às 9h30 e saio às 16h (uma ou duas horas para almoço)- continuo a não ter trabalho suficiente.

A internet tem os seus limites, mesmo que todos os sites que quero visitar não estejam bloqueados pela empresa o meu cérebro a dada altura não quer ler mais notícias, mais crónicas, mais contos, mais BD... O tédio faz mal à cabeça, minha gente, muito mal. Chego a casa sem ideias, sem vontade e sem satisfação. Ora um(a) namorado(a)que me fizesse sentir assim todos os dias já teria levado com os pés, mas por que não um trabalho?

To be continued...

quarta-feira, agosto 20, 2008

Quarta-feira em Bruxelas VI

Noordzee/Mer du Nord. Rue Ste Catherine 45, 1000 Bruxelles.
Esta pequena maravilha deu-me tantas alegrias, nem sei explicar. Antes de mais a ideia é genial e surpreende-me que nem a Madeira nem o Algarve tenham algo assim. Um bar de peixes ao lado de uma peixaria resulta pelas seguintes razões: é original, o pessoal chega e ocupa um lugarzinho no bar, encomenda e come de pé no meio de outros afficionados. Eu adoro as sopas de peixe para começar seguido de um hamburguer de atum, há hamburguers de outros peixes e eu desconfiei um pouco mas cá estou a salivar. O serviço é acolhedor e maluco também, há a tradição de na despedida todos os funcionários gritarem "obrigado" ao mesmo tempo. Ao lado há a peixaria e um traiteur para quem gosta de comer bem mas não quer cozinhar. Perfeito para a hora de almoço devido à rapidez, menos bom se estiver frio.

Orçamento: depende do que comerem, pode ir de 5e a 30e. Com a minha sopinha e hamburguer de peixe costumo rondar os 8e. Uma pechincha.

Porte de Hal. Boulevard du Midi1000 Bruxelles
Um pedaço bem conservado da antiga muralha da cidade de Bruxelas. Pessoalmente preferia ter um jardim maior à volta da antiga porta mas não se pode ter tudo.

Orçamento: 5e sem desconto. Passear à volta e esticar o pescoço: gratuito.

Etiquetas: , , , , ,

terça-feira, agosto 19, 2008

Os carteiristas belgas

Já me roubaram uma máquina fotográfica (no ano passado) e um telemóvel (na semana passada).

segunda-feira, agosto 18, 2008

Segunda-feira de risota

Etiquetas: , , ,

domingo, agosto 17, 2008

Tradição bianual

De dois em dois anos as floristas de Gent/Gand preparam uma carpete de flores na Grand-Place/Grote markt. O padrão é escolhido a partir de tapeçaria tradicional.

Etiquetas: , , , ,

sábado, agosto 16, 2008

Inspiração

Este senhor sofre de esclerose múltipla e pediu a um fotógrafo profissional para o ajudar a tirar uma foto que o incitivasse, que lhe desse mais coragem para viver e lutar pelo filho de 12 anos. História completa aqui.

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, agosto 13, 2008

Quarta-feira em Bruxelas V

Museu dos instrumentos musicais, Montagne de la Cour Hofberg 2 B-1000 Bruxelles. Já aqui falei do meu edifício preferido em Bruxelas mas ainda não falei o suficiente. Além de ser um belo exemplo de Art Nouveau e de ser um excelente museu (para quem gosta de música) tem um belo café no topo e uma bela vista. Há concertos, uma biblioteca invejável e história a cada canto. Para os amantes de arquitectura a câmara municipal ofereceu bancos no passeio em frente ao edifício, simplesmente perfeito. Orçamento: adorar o edifício e tirar fotos: gratuito; visitar o museu (preço sem desconto): 5e.

Centro de Banda desenhada, Rue des Sables 20 1000 Bruxelles. Não é segredo para ninguém que a Bélgica é a terra da banda desenhada mas talvez seja uma surpresa o facto de este país pequenito tem (no início do século XXI) mais de 700 autores de BD reconhecidos. O museu é albergado por uma bela arquitectura art nouveau (obra de Victor Horta) e a livraria é o local ideal para encontrar raridades ou aquele volume de Tintin ou Astérix que vos falta. Para além destas pérolas existem dois andares repletos de estátuas, tiras, quadros e imagens raras e uma biblioteca que eu planeio assaltar. Recomendo igualmente a brasserie Victor Horta. Orçamento: entrar no edifício e ir à livraria ou biblioteca: gratuito. Visitar o museu (sem desconto): 7.5e.

Etiquetas: , , , , , , , ,

terça-feira, agosto 12, 2008

Paródia do dia

Para quem está fora do contexto, isto refere-se sobretudo a um vídeo que as duas fizeram juntas.

Etiquetas: , , , ,

Gruta belga

As grutas de Han são um tesouro escondido na Wallonie que merece ser visitado. A parte que integra a visita guiada é de 2km mas existem outros 15km visitáveis através de espeologia e o rio Lesse permite sair da gruta numa curta viagem de barco. O passeio de 2km é um surpresa atrás de surpresa: há galerias enormes, uma sala tão grande que no verão há concertos (acústica perfeita), estalacmites e estalactites enormes e outras maravilhas. E esta é a saída...

site oficial: http://www.grotte-de-han.be/

Etiquetas: , , , ,

domingo, agosto 10, 2008

Revivalismo: anos 70, 80 e 90 (ordem aleatória)

A selecção de hoje traz um pouco de rock, de soul, de pop e indie. Tudo na dose perfeita, bom domingo!!

Talking Heads - Burning down the house. A cada ano que passa gosto mais desta banda. Apesar de adorar de uma forma doentia a música "road to nowhere" ainda espero ouvir o "burning down the house" numa festa.

Elton John - Tiny Dancer. Uso sempre esta música e a "Benny and the Jets" que já aqui mostrei para provar que o Elton John já foi muito fixe e menos hmm baladas comerciais?

Peter Gabriel - In your eyes. Mesmo sem o filme Say anything esta continuaria a ser a minha música preferida do Peter Gabriel (a solo).

Billy Joel - River of dreams. Na altura em que o canal VH1 era uma jukebox impressionante mostraram o single "river of dreams" e eu nunca mais fui a mesma, ainda não consigo ficar quieta quando oiço esta canção.

Golden Earing - Radar love. Tive a sorte de dançar ao som desta música na Aústria, recomendo vivamente a experiência.

Jimi Hendrix - All along the watchtower. Original de Bob Dylan transformado num hino ao rock. Eu adoro isto... Aos fãs de Battlestar Galactica: reconheceram a música na terceira série? Admito que só reconheci quando ouvi "joker to the thief"...

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, agosto 08, 2008

25 versões de Bohemian Rhapsody numa só!

Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, agosto 06, 2008

Quarta-feira em Bruxelas IV

Dragontoys. Rue Sainte-Catherine 8, Bruxelles. Uma das muitas lojas de BD espalhadas por este país fora, a particularidade desta miniatura é ser especializada em importações japonesas. Está repleta de mangas, dvds (Miyazaki!!), figuras coleccionavéis, posters, bandas sonoras e jogos. É o sonho de um geek tornado realidade. Orçamento: Preços dependem do que escolherem mas pelo que vi é mais barato do que em Lisboa.

Parc du Cinquentenaire. Fim da Avenue de Tervueren, 1040 Bruxelles. Um belo resto da exposição mundial que incluí o arco de triunfo belga, o museu do exército, o museu automóvel, museu de arte e história de Bruxelas. O parque foi construído em 1880 e é basicamente uma lufada de ar fresco numa zona congestionada de Bruxelas. Orçamento: Uma ou duas horas de passeio no mínimo.

Etiquetas: , , , , ,

terça-feira, agosto 05, 2008

Reserva natural "zwin"

"Zwin" fica a minutos da casa das borboletas em Knokke. Podem andar de bicicleta ou andar à volta da reserva natural ou pagar cinco euros para entrar. Fica entre uma praia e a fronteira com os países baixos, boa paragem antes de atravessar a fronteira.

Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, agosto 04, 2008

Segunda-feira: rir é o melhor remédio

Decidi que cada segunda-feira vou mostrar-vos um vídeo ou imagem "paródia". Porquê? Bem, porque eu detesto segunda-feiras e suspeito que não estou sozinha. Se bem me conheço a maioria será da MadTV. Se o you tube não coloborar e os vídeos desaparecerem o tempo todo sou capaz de desistir da ideia mas vamos fazer figas.

O primeiro vídeo está um pouco atrasado, foi feito antes de Barack Obama conseguir a nomeação para a presidência dos EUA.

Etiquetas: , , ,

domingo, agosto 03, 2008

Citação de domingo

"Time Safari, inc. Safaris to any year in the past. You name the animal. We take you there. You shoot it.

(...) 'Does this safari garantee I come back alive?' 'We garantee nothing', said the official, 'except the dinossaurs.' "

"A sound of thunder", Ray Bradbury.

Etiquetas: , , , ,

sábado, agosto 02, 2008

Depois do eclipse, que programa?

Eu sei que devia aproveitar o fim de semana para ir a qualquer lado e tal mas só penso em dormir. Principalmente agora que a onda de calor parece ter acalmado, ontem de manhã não só acordei com o lençol debaixo da minha cabeça e como tinha a cabeça onde deviam estar os meus pés, se isto não prova que preciso de descansar...

Grizzly Bear - He hit me (and it felt like a kiss). (cover espectacular das The Crystals -o blog dos Grizzly tem a versão original para os curiosos- girlband dos anos 60) Os Grizzly Bear estão agora a abrir concertos para os Radiohead nos States e constantemente no meu leitor de mp3. Numa visita ao site oficial descobri que já passaram pela Bélgica, o que me estragou o pequeno-almoço.

Beat the devil - Plea Bargain. Descobri-os por acaso e adoro a voz da vocalista, dá vontade de começar a fumar. Se passarem por cá comprarei uma t-shirt com o diabo, prometo.

The tallest man on Earth - A field of birds. Folk, blues e uma voz estranha e ao que parece é um rapazito sueco e não americano como os meus ouvidos cheios de preconceitos pensavam.

Jon and Roy - Another moon. Pecam pelo nome de banda foleiro mas apenas por isso. Apesar de já ter ouvido a música várias vezes o final ainda me surpreende.

Beth Gibbons & Rustin Man - Tom the model. Uma das música que tinha perdido quando o meu disco rígido morreu, todo o Cd é excelente, há uma petição para voltarem a colaborar juntos?

Pictures and sound - It's you. Não sei explicar mas parece-me uma boa canção de verão.Têm o Willie Nelson como amigo no Myspace (o Willie Nelson está no Myspace??).

Etiquetas: ,

sexta-feira, agosto 01, 2008

Tentem ver este vídeo sem sorrir

Etiquetas: , , ,