segunda-feira, abril 30, 2007

Amsterdam

Mal saí da estação de comboios percebi por que razão o meu mapita tinha na secção frases úteis "cuidado com os ciclistas!", nunca vi tanta bicicleta na vida como em Amsterdão. Parecia cena de filme quando esperava pelo sinal verde e via passar um ou dois autocarros, um táxi e dezenas e dezenas de bicicletas. Outras frases úteis incluiam muitos serviços sexuais e termos relativos a drogas leves. Por sorte ou não chegamos na altura da celebração do aniversário da rainha, ou seja, a cidade estava repleta, só se via roupa, balões e bandeiras laranjas e havia imensa animação. Para jantar quis experimentar comida típica holandesa; o que é que me calhou? Sopa de ervilhas com bacon e umas bolinhas de carne suspeitas. Mas em Roma, sê romano e acabei por descobrir que sopa de ervilhas com bacon funciona tão bem como o nosso caldo verde e as bolinhas de carne lembram rissóis caseiros. Claro que uma (ou duas) Heinekens ajudam sempre. O sorriso pode dever-se 1) ao ranger de dentes que o casal à minha direita estava a causar 2) a um dia bem passado numa cidade bem animada 3) à sensação de finalmente passear de barco pelos canais de Amsterdão como sempre quis ou 4) à quantidade de erva que cheirei pelas ruas. Para quem puder/quiser recomendo o museu Van Gogh e o Rijksmuseum onde pude ver quadros do Vermeer, do Rembrandt e de outros artistas holandeses (e chamem-me burra e cegueta mas não fazia ideia que o aeroporto de Amsterdão Schipol tem um museu lá dentro, uma sucursal do Rijksmuseum.) Claro que também recomendo um passeio de barco pelos canais, a única coisa que não consegui ver foi a casa da Anne Frank mas apenas porque tinha uma fila descomunal. Quanto ao red district após em plena hora de almoço ter visto duas senhoras semi-nuas - e nem por isso atraentes - numa montra (para quem não sabe, para além das prostitutas de rua Amsterdão é famosa por ter montras de prostituição onde uma ou mais mulheres se passeiam em roupa interior à espera dos clientes. Ao lado da montra há uma luzinha florescente vermelha. Durante a noite essa é praticamente a única luz da zona, daí o nome.) fiquei sem vontade de me passear pela zona. Quanto às sex-shops, como a loja de souvenirs mais comum incluí errrm... material sexualmente explícito não achei muito necessário. O mais giro foi que ao regressar a Bruxelas pela madrugada adentro descobri o red distrit belga, o comboio passa precisamente por cima das montrinhas e deu para ver perfeitamente várias prostitutas em roupa interior, umas dançavam, uma abriu a porta para um cliente e claro que havia imensos homens no passeio. A luz vermelha era tão forte que não era preciso acender as luzes da rua. Eu fui a única na carruagem inteira que se espantou com a descoberta. Ao que parece era a única estrangeira em Bruxelas a não saber do red distrit. Eu já conheço a zona das sex-shops, como é que ia adivinhar estas modernices todas?

Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 27, 2007

interregno

Vou aproveitar os meus últimos dias de "férias" para ir até Amsterdão. Considerando a fama da cidade, espero regressar a tempo de ir trabalhar...

quinta-feira, abril 26, 2007

Quando vivia em Portugal não punham lá os pés!

Por acaso vim a saber que os Gogol Bordello vão a Portugal. Assim como os Arcade Fire (que cancelaram o concerto de Bruxelas), o Patrick Wolf e os The White Stripes. Os Arcade suponho que irão compensar o concerto cancelado e os White stripes devem passar por cá na tournée do novo album mas e os Gogol?? (suspiro)

Penso o mesmo das crianças nos supermercados

adeus boa vida

E dia dois recomeço a trabalhar. (suspiro)

quarta-feira, abril 25, 2007

"a liberdade não cheira a pólvora queimada"

"Esta é a madrugada que eu esperava

O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silêncio

E livres habitamos a substância do tempo"

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 - 2004)

Etiquetas: , ,

25 de Abril

"

23 de Abril Otelo Saraiva de Carvalho entrega, a capitães mensageiros, sobrescritos fechados contendo as instruções para as acções a desencadear na noite de 24 para 25 e um exemplar do jornal a Época, como identificação, destinada às unidades participantes.

24 de Abril O jornal República, em breve notícia, chama a atenção dos seus leitores para a emissão do programa Limite dessa noite, na Rádio Renascença .

24 de Abril - 22:00 horas Otelo Saraiva de Carvalho e outros cinco oficiais ligados ao MFA já estão no Regimento de Engenharia 1 na Pontinha onde, desde a véspera, fora clandestinamente preparado o Posto de Comando do Movimento. Será ele a comandar as operações militares contra o regime.

24 de Abril - 22:55 horas A transmissão da canção " E depois do Adeus ", interpretada por Paulo de Carvalho, aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, marca o ínicio das operações militares contra o regime.

25 de Abril - 00:20 horas A transmissão da canção " Grândola Vila Morena " de José Afonso, no programa Limite da Rádio Renancença, é a senha escolhida pelo MFA, como sinal confirmativo de que as operações militares estão em marcha e são irreversíveis.

25 de Abril - Das 00:30 às 16:00 horas Ocupação de pontos estratégicos considerados fundamentais ( RTP, Emissora Nacional, Rádio Clube Português, Aeroporto de Lisboa, Quartel General, Estado Maior do Exército, Ministério do Exército, Banco de Portugal e Marconi).

Primeiro Comunicado do MFA difundido pelo Rádio Clube Português

Forças da Escola Prática de Cavalaria de Santarém estacionam no Terreiro do Paço.

As forças paramilitares leais ao regime começam a render-se: a Legião Portuguesa é a primeira.

Desde a primeira hora o povo vem para a rua para expressar a sua alegria.

Início do cerco ao Quartel do Carmo, chefiado por Salgueiro Maia, entre milhares de pessoas que apoiavam os militares revoltosos. Dentro do Quartel estão refugiados Marcelo Caetano e mais dois ministros do seu Gabinete.

25 de Abril - 16:30 horas Expirado o prazo inicial para a rendição anunciado por megafone pelo Capitão Salgueiro Maia, e após algumas diligências feitas por mediadores civis, Marcelo Caetano faz saber que está disposto a render-se e pede a comparência no Quartel do Carmo de um oficial do MFA de patente não inferior a coronel.

25 de Abril - 17:45 horas Spínola, mandatado pelo MFA entra no Quartel do Carmo para negociar a rendição do Governo.

O Quartel do Carmo hasteia a bandeira branca.

25 de Abril - 19:30 horas Rendição de Marcelo Caetano. A chaimite BULA entra no Quartel para retirar o ex-presidente do Conselho e os ministros que o acompanhavam, levando-os, à guarda do MFA para o Posto de Comando do Movimento no Quartel da Pontinha.

25 de Abril - 20:00 horas Disparos de elementos da PIDE/DGS sobre manifestantes que começavam a afluir à sede daquela polícia na Rua António Maria Cardoso, fazem quatro mortos e 45 feridos.

26 de Abril A PIDE/DGS rende-se após conversa telefónica entre o General Spínola e Silva Pais director daquela corporação.

Apresentação da Junta de Salvação Nacional ao país, perante as câmaras da RTP.

Por ordem do MFA, Marcelo Caetano, Américo Tomás, César Moreira Baptista e outros elementos afectos ao antigo regime, são enviados para a Madeira.

O General Spínola é designado Presidente da República.

Libertação dos presos políticos de Caxias e Peniche."

O caminho para a liberdade : Cronologia de 1974.

Etiquetas: ,

terça-feira, abril 24, 2007

O sinal

Meia-noite. 24 de Abril de 1974.

Etiquetas: ,

É natal?

Recebi uma prendinha atrasada. (inserir risadinha inocente)

segunda-feira, abril 23, 2007

Isto vai ser um sofá!

domingo, abril 22, 2007

setenta.

"You only lie to two people in your life: your girlfriend and the police."

"I only take viagra when I am with more than one woman."

"My motto is: more good times."

"Beer, it's the best damn drink in the world."

"With my sunglasses on, I'm Jack Nicholson. Without them, I'm fat and seventy."

Etiquetas: , ,

A vista da minha cozinha tem os seus dias

"All my life I had been looking for someting, and everywhere I turned someone tried to tell me what it was." Ralph Ellison, Invisible man, P.15

Etiquetas: ,

sábado, abril 21, 2007

A lucidez de um alcoolico genial

"Todo este disparate quotidiano destroçou-me de tal modo que, desde aquele dia, nunca mais estive sóbrio. Não que o tenha estado antes, mas em todo o caso lembrava-me do que tinha bebido e em que sequência. Agora, nem disso me recordo. Tudo são altos e baixos, tudo na minha vida se divide entre altos e baixos: ora não bebo durante uma semana, ora bebo durante quarenta dias seguidos, ora não bebo novamente por quatro dias, ora bebo durante mais seis meses sem respirar." P.43

"Venitchka, quando te deste conta, pela primeira vez, de que és parvo? Quando ouvi em simultâneo duas acusações diametralmente opostas: chato e frívolo. Porque se uma pessoa é inteligente e chata não se deixa cair na frivolidade. Mas se é frívola e inteligente, não se dá ao luxo de ser chata. Porém eu, trouxa, soube combiná-las." P. 46

Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 20, 2007

Let's take a look at the "traila"

Dot.com

Etiquetas: ,

Advertência do autor

"A primeira edição de De Moscovo a Petuchki vendeu-se muito rapidamente por ter sido apenas de um exemplar. Desde então fui bastante criticado pelo capítulo "Foice e martelo - Karatchrovo," mas injustamente. No prefácio dessa primeira edição, eu prevenia todas as moças de que deveriam passar por cima do capítulo "Foice e martelo - Karatchrovo" e não o ler, porque depois da frase E comecei imediatamente a beber seguem-se páginas inteiras dos mais refinados palavrões, já que em todo esse capítulo não há uma única palavra normal, à excepção da frase E comecei imediatamente a beber. Com esta informação bem intencionada consegui que todos os leitores, e em particular as moças, se atirassem logo ao capítulo "Foice e martelo - Karatchrovo" sem lerem os anteriores, nem sequer a frase E comecei imediatamente a beber." Venedikt Erofeev, De Moscovo a Petuchki: a lucidez de um alcoólico genial.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, abril 19, 2007

Impostos!!

quarta-feira, abril 18, 2007

A girl can dream

Durante as minhas entrevistas imagino-me a destruir o escritório ou a encher de porrada aquela gente sorridente que espera uma resposta séria a coisas como "se pudesses viajar no tempo..." ou "se tivesses uma varinha mágica...". Eles nem sonham o que se pode fazer com uma varinha mágica e um pouco de imaginação.

terça-feira, abril 17, 2007

O inferno será isto?

Milhares de galgos com o seu olhar penetrante e triste para nos sentirmos culpados de tudo e mais alguma coisa ad infinitum.

segunda-feira, abril 16, 2007

Contra o fascismo

Alguém me sabe dizer doutro país que queira ou tenha erguido um museu ao antigo ditador? A Lituânia tem um parque com estátuas e propaganda soviética porque quis mostrar ao mundo o que sofreram e não querem que o mundo esqueça (ou deixar que os russos se esqueçam também) mas não me ocorre mais nenhum exemplo. E é preciso não esquecer que os lituanos enviaram uma conta aos russos pelos anos da ditadura.

site contra o fascismo.

Blog Salazarices com uma lista incompleta das vítimas do regime.

Etiquetas: , ,

Começo a habituar-me ao humor belga

(se descobrirem as diferenças digam-me.)

Etiquetas: , ,

domingo, abril 15, 2007

Segredos

Uma vez por semana visito o blog post a secret, eis uma pequena colecção:

World press cartoon

Uma amostra.

Etiquetas: ,

sábado, abril 14, 2007

Ressaca de azar

quarta-feira, abril 11, 2007

O golfe (explicado)

Para mim faz todo o sentido.

terça-feira, abril 10, 2007

Eu quero ver os Gogol Bordello ao vivo

mas não quero estar ali no meio da confusão. :)

Only cowards steal from the poor.

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 09, 2007

O lema do meu computador

domingo, abril 08, 2007

Videografia

Passei uma bela parte da minha tarde a ver um monumento ao revivalismo: uma análise histórico-cultural dos vídeos do Michael Jackson. Desde os dias da brilhantina e fato verde aos zombies, passando pelos gansters aos concertos e muito mais.

Para os que têm internet em casa e uma costela saudosista aqui fica a primeira parte (de 1979 a 1983) , a segunda (1987 a 1993) e a última (anos 90 e 2000).

Os mesmos meninos analisaram também a videografia dos Radiohead e da Bjork. Mal posso esperar pelos próximos.

Etiquetas: ,

Pormenores de Bruxelas (cheia de sol!)

Este parque pequenino foi construído em homenagem aos heróis belgas do século XV e XVI que lutaram contra... a tirania espanhola. :D Pormenor de uma das minhas igrejas preferidas. Ainda tenho de apanhar a hora certa para ver os bonequinhos todos a mexerem-se e considerando a quantidade de sinos o espectáculo deve valer a pena. Este "guerreiro" está no telhado de uma escola secundária.

Etiquetas: ,

sexta-feira, abril 06, 2007

São tão lindos!

"

O cartaz do Partido Nacional Renovador (PNR), colocado na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, já não está sozinho. José Pinto Coelho, fundador e presidente do partido nacionalista, tem como companhia, a partir de ontem, quatro ilustres conhecidos: Ricardo de Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela. À semelhança do que acontece com os partidos políticos, os Gato Fedorento decidiram instalar um outdoor mesmo ao lado do cartaz do PNR, assumindo a sua oposição contra a mensagem xenófoba daquele partido político. E fazem-no parodiando Pinto Coelho, o homem que disse querer "conquistar as ruas". Com as mesmas dimensões do seu vizinho, o outdoor dos Gato Fedorento ostenta os rostos dos quatro humoristas, com bigode, pêra e "olhos esbugalhados", notou um elemento da produção. As frases inscritas no cartaz têm a assinatura inconfundível do colectivo: "Mais Imigração. A melhor maneira de chatear os estrangeiros é viver em Portugal. Com os portugueses não vamos lá". Refira-se que, mesmo ao lado, no outdoor do PNR, entretanto parcialmente vandalizado, pode ler-se: "Portugal aos portugueses. Basta de imigração, nacionalismo é solução" (a frase "Façam uma boa viagem", acompanhada pela imagem de um avião, foi riscada). Pinto Coelho disse, na passada semana, que o PNR está apostado na "visibilidade". Não contava, porém, com a sombra que o outdoor dos Gato Fedorento vai provocar. Esta acção é custeada pelos elementos dos Gato, que, contou o mesmo elemento, "enquanto cidadãos", quiseram marcar a sua posição. Este cartaz foi colocado no Marquês de Pombal ao final da tarde de ontem, depois de os serviços camarários de Lisboa receberem o pedido de licença para a colocação do outdoor. Resta agora aguardar pela resposta da câmara da capital para saber se também os Gato Fedorento poderão "estar na rua" até 2 de Maio, dia em que o PNR retirará o seu cartaz. Os Gato Fedorento dizem que "a melhor maneira de chatear os estrangeiros é viver em Portugal"
" Texto de Maria José Oliveira, Público.

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, abril 05, 2007

Tudo para escapar a uma reunião

Experimentem este jogo intitulado Five minutes to kill yourself. É mais difícil do que parece.

quarta-feira, abril 04, 2007

Aviso aos pecadores: Deus chega em 2012.

O que eu mais gosto nesta carrinha são os detalhes: "o planeta não é uma prisão, é uma escola e Deus é professor."; "a vida é bela"; "dê uma oportunidade a Deus na sua vida" e claro, "Deus em 2012! finalmente a nossa liberdade. Coragem, meus bravos!"

terça-feira, abril 03, 2007

Museu de ciências naturais

O edifício não é dos mais bonitos mas o museu está bem conseguido. Aviso aos utentes: nenhum animal exibido foi morto para esse propósito; todos foram encontrados mortos à beira da estrada ou em parques. Baleia sexy...

Etiquetas: