segunda-feira, janeiro 23, 2006

Os comunistas...

De 19 a 22 de Janeiro tive em Klucisi (/kluxisi/) para a formação à chegada, prometo pôr fotos em breve porque se eu contar o que fiz, ninguém vai acreditar... Eramos: 2 formadoras letãs, eu, 1 espanhol, 2 franceses, 1 belga, 1 holandesa, 1 alemã, 1 italiano, 1 galês e 2 norueguesas. Lembram-se do que disse sobre a luz do sol e o frio? Pois. Quando há sol neste inverno da Costa da Caparica é sinal que está um frio do *******! Na manhã em que parti para Riga para ir para a formação estavam menos vinte e nove, sim -29! Em Klucisi apanhei -30, depois -32 e -33 e já soube que em Valmiera houve -34 e noutra cidade -35, heee-haaaa! Quando voltei a minha flôr estava completamente morta, com gelo na terra e tudo - e estava apenas ao pé da janela dentro de casa. Há umas duas semanas ou mais dei uma entrevista para um jornal jovem local e falei um pouco de Portugal, queixei-me do frio e comentei que a língua era difícil, no meio falei com a Zanda sobre os meus vizinhos. Adivinhem o que foi publicado?... Lá está a minha foto no jornal, toda sorridente a queixar-me dos vizinhos e da língua. Porreiro. Antes da publicação, dei uma entrevista para a televisão local, agora tenho pessoas a olharem-me na rua, como se já não bastasse tudo o resto. O Ingus disse-me hoje que também falaram na rádio sobre as aulas de língua que vou começar a dar amanhã.

Mas não é sobre o frio que vou falar, é sobre os comunistas. Não, os comunistas em geral mas os comunistas russos que ocuparam este país de 1940 a 1991. Uma das formadoras em Klucisi explicou-nos que as paredes não são finas porque a construcção é má ou porque queriam poupar no material... mas sim porque a intenção era ouvir e espiar os vizinhos. Um dos vizinhos trabalhava para o governo e depois denunciava o pessoal. Cerca de um milhão de letões foram deportados para a Sibéria, muitos intelectuais internados em hospícios etc O que é hoje um hotel de luxo que ocupa quase um quarteirão em Riga, era a sede de escutas, milhares de cubículos com auscultadores, fios... Portanto, são esses comunistas os culpados pela merda da burocracia, por exemplo, a porcaria dos carimbos e pela minha guerra com os vizinhos. Os comunistas comem criancinhas ao pequeno-almoço.

Etiquetas: ,

3 Comentários:

Às 9:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

É preciso ter em conta que a ideia de meter os intelectuais todos em hospícios não é tão disparatada como parece. Quanto ao mito dos deportados para a Sibéria, não passa de uma calúnia, com origem nos pacotes de férias caridosamente oferecidos pelo governo soviético aos mais desfavorecidos. A Sibéria tem excelentes paisagens, e nunca nenhum camarada se queixou.

 
Às 2:52 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

vês?! um comentário tão inteligente!! E eu nunca comi uma criancinha ao pequeno-almoço!

 
Às 2:54 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vês?! Um comentário tão inteligente?!!!
O resto são calúnias dos reaccionários e dos sociais-fascistas!
E eu nunca comi criancinhas ao pequeno almoço...!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial