domingo, dezembro 14, 2008

O melhor possível: música 2008

álbum: fórmula: gosto pessoal + canções (singles ou não) + álbum como conjunto + elemento surpresa/inovação + quantidade de vezes que ouvi o disco.

1.

Vampire Weekend - Vampire Weekend "A-punk", dois minutos super energéticos e felizes. Apesar de adorar a canção não esperava algo como "Cape Cod Kwassa Kwassa" ou "The kids don't stand a chance" (aquele violoncelo ao minuto 1.36...) Ganham pontos extra por lembrarem Paul Simon e Peter Gabriel. Podiam ter letras mais lógicas mas o jogo vocal ao longo do álbum compensa. Precisam urgentemente de um segundo álbum à altura a ver se o concerto não é tão curtinho.

2.

Son of Dave - 03 Em 2008 houve um regresso aos blues inesperado (ver igualmente o número 3 deste top) - pelo menos para mim - e como amante do som blues e de harmónicas não podia resistir a Son of Dave. Oiçam "Hellhound", "Old times were good times" e "Squat that rabit"(o som não é o melhor mas não há muito SoD no Youtube) O futuro do blues passa por aqui.

3.

Seasick Steve - Started Out With Nothing And Still Got Most Of It Left Uma guitarra com três cordas, uma caixa metálica a fazer de bateria e um homem com uma vida blues: fugiu de casa aos 13, foi sem-abrigo, foi cantor de rua, casou com uma norueguesa e obteve sucesso aos 60. "I started out with nothin" e "Walking man" são surpreendentemente calmas se pensarmos no seu famoso "Dog house boogie".

4.

Fleet Foxes - Fleet Foxes Outro primeiro álbum na lista, e se calhar o mais vocal (se não fosse pelo 5º lugar seria o mais calmo) e um que traz saudades de Iron & Wine. Por todo o lado é elogiado como o álbum do ano: Rolling Stone, Pitchfork etc esperemos que o sucesso não os estrague. Já tinha "postado" o "white winter hymnal", o começo de "He doesn't know why" lembra-me os anos 60 mas de uma boa maneira, "Oliver James" e outras músicas fazem-me sorrir.

5.

Dead Combo - Lusitânia Playboys Se tivesse categoria para surpresa do ano o primeiro lugar iria para os portugueses Dead Combo. Sinto-me um bocadinho mal por só os ter descoberto agora mas mais vale tarde do que nunca. Ganham pontos extra e admiração por pensarem em juntar o fado a outros géneros músicais. "Putos a roubar maçãs", Cuba 1970.

6.

Nick Cave and the Bad Seeds - Dig Lazarus dig!!! O senhor que não precisa de apresentações regressou com um single cativante e visto que cooperou com o Seasick Steve numa música Nick Cave também está no terceiro lugar.Nunca sei se fico contente ou com medo de ouvir um novo álbum de Nick Cave.Acho que essa ambivalência vende bem." More news from nowhere."

7.

Cat Power - Jukebox Razões: "New York" (recomendo uma espreitadela ao vídeo) e "Lost someone". Nesta altura na cena musical não há alguém tão bom a fazer covers como a Cat Power, torna as músicas dela e adapta-se como um camaleão.

8.

Oasis - Dig out your soul Desde os anos 90 só tiveram um álbum decente, o Heathen Chemistry por isso fiquei um pouco reticente quando ouvi falar no lançamento. No entanto, mal ouvi o álbum todo pela primeira vez recuperei um entusiasmo perdido. Só falta os Blur lançarem um novo Great Escape ou Parklife.O cd funciona bem como um todo mas há algumas músicas mais porreiras que outras. "The shock of lightning", "I'm outta time", "Waiting for the rapture", "(Get off your) high horse".

9.

Bonnie "Prince" Billy - Lie down in the light "Easy does it" e não precisei de mais para saber se o álbum valia a pena."So everyone" também encanta mas tenho perfeita consciência de que o disco não é para toda a gente.

10.

The Raconteurs - Consoler of the lonely Ainda não tive tempo para ouvir o disco como deve ser, se calhar estaria noutro lugar do top. Lembrei-me de The White Stripes logo aos primeiros segundos e realmente lá está Jack White... Para amantes de rock 'n'roll e de white stripes este disco é realmente um mimo."Salute your solution", "Old enough", "These stones will shout".

Menção honrosa:

(Não é o meu estilo mas merecem nota de destaque)

1. Buraka Som Sistema - Black Diamond

Ouvi falar neste grupo no ano passado quando uma amiga partilhou um momento Kuduro, depois vi-os no gato fedorento e um por vários blogs nacionais.Apesar de não ser fã do género dou a mão à palmatória, acho-os muito bons. "Sound of Kuduro "(o vídeo está muito simpático, claramente não sei dançar), "Kalemba (wegue, wegue) ".

Canções:

(ignorei músicas de álbuns acima mencionados):

"House of Cards" - Radiohead

"Conto de fadas de Sintra a Lisboa" - Os pontos negros

"You don't know me" - Ben Folds & Regina Spektor

"The age of understatement" - The last Shadow puppets

"Dance, dance, dance" - Lykke Li

"Fools" - The dodos

"Field of birds" - The tallest man on Earth

"Young love" - Mystery Jets.

Menção honrosa: Eu sei que tecnicamente não são de 2008 mas considerando como adoro estas músicas e a quantidade de vezes que oiço aqui vão elas (outra vez).

"He hit me (and it felt like a kiss)" -Grizzly Bear

"Plea Bargain" - Beat the Devil (entretanto a banda separou-se, snif).

"Throw it on a fire" - Bell Orchestre(com membros dos Arcade Fire).

Concertos: Son of Dave. Não apenas por ter participado activamente mas porque não é qualquer músico que consegue entreter e aquecer uma plateia de 30 pessoas. E claro graças aos solos de harmónica.

Flogging Molly não só pela energia mas também pelo público selvagem.

Prometem para 2009 ou lançamentos/descobertas tardia/os de 2008:

Baddies - "Battleships".

Everything Everything - "Come alive, Diana" e "Suffragette sufragette"

O pior de 2008:

Cavaco Silva, consegue ser ainda pior do que o esperado. O som de sacos de plástico.

Agradeço aos seguintes blogs/sites/rádios por me ajudarem a descobrir música: Sound&Vision, Rádio Radar, I guess I'm floating, I am fuel, you are friends, RCRD LBL, o programa de Jools Holland, Said the Gramophone, You tube.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial