domingo, outubro 12, 2008

Índia X: Os templos de Delhi parte II

O templo Lakshmi - Birla Mandir - em New Delhi foi provavelmente a melhor surpresa de Delhi. Uma senhora de Tamil Nadu (no sul) recomendou-me a visita assim como o nosso condutor mas mesmo com essas duas recomendações não estava à espera de um sítio tão bonito e tão grande. Deve ter sido o local onde tirei mais fotos durante as duas semanas. O interior é absolutamente incrível mas devido às ondas terroristas recentes máquinas fotográficas e telemovéis não são permitidos. Há referências ao Budismo, ao Sikhismo e a outras religiões confirmando a reputação Hindu de tolerância e abertura. Se visitarem Delhi tirem uma tarde ou mais só para este templo, o jardim é enorme e uma experiência fantástica.

Dei cabo do pescoço ao tentar ver todos os detalhes.
Elefantes à entrada do templo é um must.
Aproveitei para tirar uma foto com o único elefante que não cheirava mal e que não tinha vendedores por perto.
O nível do trabalho, das esculpturas, azulejos e pinturas é impressionante. O parque é grande o suficiente para passear e tirar fotos, para nos sentarmos à sombra de uma árvore e para as crianças brincarem. A parte das alegorias já é mais difícil de seguir se não conhecermos a história e mitologia idiosincrática da religião. Lá fui perguntando o mais que pude mas estou a ver-me a comprar um livro sobre as religiões na Índia em breve.
Um detalhe entre muitos.
E depois há esta parte que eu cada vez mais acho que são especiais para as crianças. A parte final do parque - mais uma vez sem querer faltar ao respeito - parece saída de um parque de diversões, se calhar é algo que nos escapou pelo caminho: como as religiões não precisam de ser sérias e cinzentas para serem levadas a sério. Os indianos dão muita importância à família, se calhar faz muito sentido haver uma secção dedicada a entreter os petizes em vez de os ter a chorar e a fazer birras enquanto tentamos orar.

Depois desta bela visita fomos almoçar à casa do nosso condutor Sr. Singh, não sei se já aqui mencionei que se não fosse por este senhor teríamos detestado a Índia completamente e teríamos perdido muito mais dinheiro. Eu fiquei com o contacto dele se por acaso forem à Índia digam e eu passo os dados (fomos com ele a Jaipur, Agra, Fatehpur Sikri e foi um excelente guia para Delhi que tentou perceber que tipo coisas queríamos e esperou por nós com um sorriso, (levou-nos a sítios lindíssimos não mencionados no guia!)). A comida estava deliciosa, já agora. Apenas uma parte estava picante e eu como boa menina, tossi mas comi!

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial