sexta-feira, outubro 10, 2008

Índia IX: Regresso a Delhi

Desde que cheguei que tenho tentado explicar a Índia, os indianos, a confusão, as diferenças culturais, sociais, o choque das minhas expectativas, o trânsito, os mil e um cheiros (alguns tão maus que até indianos tapavam o nariz e a boca) mas não sei se a mensagem está a passar. As três fotos seguintes foram tiradas quase de seguida, não são das minhas fotos preferidas nem das mais artísticas mas na minha opinião mostram a vida de uma rua típica indiana.
Um dos grandes choques é a quantidade de gente, cresci a ouvir que a Índia tinha muita gente mas só ao andarmos naquelas ruas, naquele metro , naquele trânsito é que temos noção da loucura que são aqueles biliões. Uma cidade pequena para os indianos tem mais pessoas que o nosso país todo. Agora percebo perfeitamente por que razão o famoso pontapé do Mao Tse Tung meteu medo e por que é que os ambientalistas falam em controlo populacional. Enquanto estava a tirar fotos a Maggie guardou as mochilas e não soube se estavam simplesmente a querer ultrapassá-la numa rua pequena, apalpá-la ou tentar chegar à mochila. Ao mesmo tempo tive vários vendedores atraídos pela minha máquina fotográfica e um deles pisou-me o pé.Por duas vezes fiquei muito agradecida aos meus reflexos. Os motoqueiros estão-se verdadeiramente nas tintas. Da primeira vez quase que rasguei a roupa da Maggie ao desviar-me dum retrovisor e da segunda levantei o pé mesmo antes de uma roda passar por cima. Living la vida loca...
O templo (bem, um de muitos) de Hanuman. Passei em frente a este templo quase diariamente. Era a nossa referência para os condutores de rickshaw, se bem que um deles estava a ir na direcção errada e avançou bem até eu (tava no paleio) reparar- mania de não dizerem que não sabem.
Tem o tamanho de um edíficio mas o interior é como uma capelinha.
E tem uma cauda muita gira!
Já agora, nem todas as vacas são sagradas e a maioria não entende português.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial