quinta-feira, abril 24, 2008

Pago pela empresa dá no que dá

Comecei ontem as minhas aulas de neerlandês organizadas e pagas pela minha empresa. É um curso intensivo de dois meses, duas vezes por semana, disseram-me.

Após a primeira aula posso dizer-vos que me sinto muito ultrapassada e velha. A escola ao que parece desenvolveu um método original de ensino com bons resultados mas eu estava há espera de uma sala de aulas, mesas, cadeiras, um caderno, um lápis e uma caneta, certo? Na verdade temos cadeirões, não escrevemos, pelo menos por enquanto, e andamos pela sala, arrastamos a mobília e cada palavra tem um gesto (lembrei-me das minhas aulas de língua gestual portuguesa). Não começamos pelo básico "olá" mas sim por frases como "onde está o meu telefone?", "temos de nos despachar" etc Ah, e cada um de nós tem um nome nerlandês falso e não podemos utilizar os nossos nomes, ou seja, quando tínhamos de nos apresentar tínhamos de olhar para a etiqueta com o nome e temos de memorizar dois nomes para cada pessoa, o verdadeiro e o falso. Muito estranho.

Saí da sala ainda a gesticular e cansada; experimentei as minhas palavras novas com a primeira flamenga que apanhei a jeito.

- Mas estás a falar com sotaque holandês?? A ******* da tua professora é holandesa? *******! Tens de reaprender tudo, não podes viver cá e falar como uma **** duma holandesa!

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial