terça-feira, setembro 25, 2007

Bélgica: uma explicação possível (III)

Política interna:

Foto tirada em Durbuy (Wallonie)
A Bélgica é um estado federal. O que é que isto significa? Burocracia, meninos, burocracia. E negociações. Cada região gere o seu dinheiro e a cada novo governo os flamengos lutam (e muito) por menos dinheiro para a Wallonie. Claro que depois dos impostos belgas não sobra muito.

No dia 10 de Junho houve eleições gerais. Um partido ganhou. Passados 108 dias, três meses, não há governo.
Foto tirada no centro de Bruxelas. Todos os belgas se queixam desta estátua.

Por quê? Os flamengos e os wallons têm de concordar em pontos chave e formar governo. O futuro primeiro-ministro apresentou demissão após semanas de negociações, após duas semanas de reuniões com o rei - supostamente o elo de união do reino -e agora o impasse já nem é interessante. O rei está doente (não é uma metáfora) li esta manhã nas notícias e continua a ter reuniões. Ninguém menciona eleições antecipadas, ninguém cede e o público encolhe os ombros. Aqui é obrigatório votar e toda a gente tem orgulho nisso mas depois parecem estar todos fartos destas quezílias. Aliás as pessoas nem sabem quem é que pode pedir eleições, o rei não tem poder efectivo, não há governo...

Um pequeno à parte: apesar de vos falar destas divergências e complicações todas, a verdade é que políticas à parte as pessoas parecem estar dispostas a tentar, muitos belgas falam inglês entre si e trocam opiniões normalmente e há vizinhos a ajudar vizinhos. Se bem que às vezes precisam que alguém lhes lembre do facto.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial