quarta-feira, outubro 29, 2008

A eficiência Jeová

Há dias além da publicidade habitual tinha um envelope sem remetente com um enigmático S. Barbara Rodrigues. Confirmei que era má pessoa porque imediatamente olhei em volta à procura de suspeitos. Se a Maggie ainda cá estivesse nem teria aberto com medo de uma carta-bomba. Enquanto abria a porta fui abrindo o envelope, quase certa que era coisa da Leen. Fechei a porta e tirei um panfleto colorido d' As testemunhas de Jeová em português.

Vou voltar a explicar. Eu recebi em Bruxelas - cujas línguas oficiais são o francês e o neerlandês - um panfleto religioso das testemunhas de Jeová em português de Portugal. Os mesmos panfletos que me faziam atravessar a rua quando os via na mão de uma velhinha sorridente (outro sinal de alarme).

Depois do ataque de riso que tive nas escadas (não acho que tenha sido coincidência ouvir alguém a trancar a porta) tentei adivinhar o sistema do distribuidor. Será que tem uma amostra em cada língua? Vê o "s" em vez de um "z" então mete um em português em vez de espanhol? E por que não português do Brazil? Conhecem as estatísticas demográficas de cada freguesia? Ou cada zona tem uma pessoa responsável pela divulgação religiosa como no Masters of Atlantis ? No meu prédio há portugueses (não sou a única), alemães, belgas, iranianos e uma outra nacionalidade que ainda não identifiquei, será que cada recebeu um panfleto na língua materna? Será que há um Hélder à espera para ser convidado a entrar só cinco minutos?

Há coisas que não me deixam dormir.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial