domingo, outubro 28, 2007

A montanha mágica

Se não fosse a loiça para lavar era um domingo perfeito.

O meu domingo resumiu-se a duas horas na loja de banda desenhada; comer apple crumble with custard e pizza; ver os 13 episódios da série um do Conan - O rapaz do futuro (agora tenho o raio da música na cabeça) e ler os dois livros de BD que comprei, um dos quais tem gerado um "zum-zum" impressionante: Jirô Taniguchi é um autor de mangas reconhecido um pouco por todo o lado que acaba de criar o primeiro "manga europeu". Lê-se "à europeia", é colorido (cada página parece uma aguarela), tem elementos sobrenaturais típicos da manga e do focklore japonês e contêm boa ficção (na verdade, é como um conto ilustrado). Há já quem reclame que neste volume o autor perdeu muito tempo no desenho em detrimento da história mas eu acho que basta esperar pelo segundo "manga europeu" para tudo voltar ao normal.

Por que razão este livro é tão importante? Porque se resultar (e as vendas e o interesse parecem encaminhar-se nesse sentido) acabamos de testemunhar o nascimento de um novo tipo de álbum de BD. Claro que para aqueles que não gostam de BD isto tanto vos faz mas eu estou eufórica. E se este livro pudesse de alguma forma mostrar que nem todos os mangas são violentos ou Pokémons, eu podia descansar um pouco. Agora se o Taniguchi criasse um livro a partir da obra do Miyazaki... (ver artigo do jornal Le Soir aqui)

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial