quinta-feira, outubro 25, 2007

137 dias sem governo

Entretanto os jornais belgas divertem-se com:

1) A evolução das negociações. Se bem que as coisas parecem estar melhor agora, já há acordo sobre a maioria das pastas.

2) Na freguesia de Sant-Josse houve conflitos sérios entre turcos e curdos com carros e um centro cultural a serem incendiados.

3) Na periferia de Bruxelas (ou seja, na Flandres) há uma zona com quase exclusivamente wallons (mas bilingues) e este iniciaram uma luta pelo direito de poderem enviar documentos oficiais em francês. Não sei se se lembram mas apenas Bruxelas é bilingue. Convocou-se o que parecia ser uma reunião normal e a polícia enviou meia dúzia de guardas. Os extremistas flamengos souberam da reunião e decidiram juntar-se à festa. Foram precisos reforços para prender dezenas ou simplesmente retirar da sala. A parte mais gira foi quando os últimos dois flamengos batiam com a porta - para terem uma ideia: os flamengos eram a maioria na reunião e no fim restavam dois - um dos wallons usou o argumento mais utilizado pelos flamengos:

- Tiveram mais do que tempo para aprenderem francês e serem bilingues!

Apesar de não gostar de extremistas achei piada à estratégia dos extremistas flamengos: sempre que alguém falava em francês um levantava-se e gritava: A Flandres é flamenga! E era depois escoltado por um polícia. Ler as notícias agora é como seguir um folhetim.

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial