sábado, dezembro 02, 2006

Há 2 meses em Bruxelas, o que é que eu aprendi?

-Aprendi que há uma distinção entre calças de ganga que levamos para o trabalho e calças de ganga que levamos para uma discoteca.

- Os sumos de maça, laranja etc são vendidos em latas como a coca-cola.

- Na Bélgica é muito difícil encontrar água natural.

- Muita gente (quase sempre pessoas que nunca visitaram o país) acha a Bélgica deprimente, contudo é dos países com maior número de estrangeiros residentes de toda a Europa e são dos mais satisfeitos (eu ainda não faço parte da estatística). Os belgas nem se incomodam com a estrangeirada e tomam a iniciativa para oferecer ajuda a quem parece perdido (I should know...) o que é uma excelente variação da timidez e do preconceito que tive de enfrentar na Letónia. (E já referi que é mais quentinho?)

- Não há país que ame mais a banda desenhada do que a Bélgica. (E não é só o Tintin, iek!)

- Há mais de 600 cervejas diferentes.

- Dizer que somos de Portugal provoca simpatia mas dizer que somos da Madeira provoca olhares de admiração. Pelos vistos os avós e pais de muita gente falaram da ilha de tal modo que gerou um mito quase como o da Patagónia.

- Quem não gosta dos franceses ou dos holandeses tem integração imediata.

-É super normal ver cães nas lojas e nos restaurantes. Ao princípio fazia-me confusão mas tenho de admitir que são super bem comportados. Normalmente quanto mais pequeno for o cão mais idosa será a senhora.

- O São Nicolau é o verdadeiro pai natal. Já aprendi a não discutir neste ponto. Pelo que percebi o São Nicolau também desce pela chaminé mas a sua história tem meandros para uma adaptação cinematográfica: durante o ano vive em Espanha e dia 4 ou 5 (já não sei) vem de barco para a Bélgica. Vem com os seus ajudantes negros - se algum dia um belga vos contar esta história não perguntem se são escravos, trust me! - e com o seu cavalo. Sim, o barco é grande. O cavalo chama-se algo como "hoje há mau tempo". Juro que não estou a inventar isto. (Se bem que tenho de ver se há diferenças entre o São Nicolau flamengo e o São Nicolau do lado francês.) Em vez do leite e biscoitos para o pai natal cada casa tem algo diferente à espera do São Nicolau, tudo depende dos gostos da própria casa. Se os pais gostam de cerveja deixam uma cerveja e biscoitos ou pão ou batata frita etc perto da chaminé. Se os pais gostam de café deixam café... o que a meu ver deve causar algumas surpresas ao São Nicolau.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial