terça-feira, fevereiro 21, 2006

Só eu...

Este fim de semana fui até Daugavpils, no sul da Letónia, quase Lituânia. É a parte russa da letónia, 90% dos habitantes são russos. Como quando lá passei a caminho de Riga ninguém falou letão connosco preparei umas frases em russo. Uma delas era se podia visitar a sinagoga porque a admissão só era permitida durante as orações e desculpem a minha ignorância, mas não fazia a mínima das horas das orações judaicas, nem sei se os católicos, sei que há missa normalmente a determinadas horas.. BOM! já me estou a perder... Então, após tirar algumas fotos e achar a sinagoga muito colorida, os judeus nunca foram assim de grande espalhafato e tal, entrei e perguntei em russo se podia visitar a sinagoga. A senhora estava um pouco longe e veio quase encostar o ouvido à minha cara e eu repeti. Olhou para mim de forma estranha e eu tentei melhorar o sotaque e voltei a perguntar. Olhinhos a examinarem-me e nada de resposta. Desisti e perguntei por gestos se podia entrar e ver. Na boa. Andei por lá a passear e tal, muito giro e tal... O meu cérebro continuava a dizer-me que algo não batia certo (é preciso ver que tinha feito 6h30 de autocarro e estava de directa, ter cérebro já era milagre) até que vi um enorme Jesus Cristo e pensei "pronto." Depois ao lado vi o símbolo da Igreja Ortodoxa. ;P Basicamente entrei na Igreja ortodoxa russa e perguntei se podia visitar a sinagoga, não admira que a senhora me olhasse de lado. Claro que depois chamei a Anna para lhe dizer, ela também estranhou o Cristo na cruz mas disse que neste país já nada a surpreende. Claro que agora vendo as fotos reparo que a igreja está repleta de cruzes ortodoxas mas eu de directa, às 10h da manhã e concentrada em fugir do frio mas em ver a cidade toda ao mesmo tempo, não dei por nada. Nem a Anna. :-D

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial