quarta-feira, janeiro 16, 2008

Leitura do momento: o peso dos segredos

Tsubaki em japonês quer dizer camélia; le poids des secrets - o peso dos segredos.

Uma sobrevivente da bomba atómica em Nakazaki responde às várias perguntas do neto sobre a guerra, o colonianismo japonês e os seus antepassados. A avó morre deixando uma longa carta à filha, uma longa carta de explicações e a história da família. O livro é na sua quase totalidade essa carta.

O peso dos segredos ao longo de quatro gerações é relatado duma forma soberba e calma, como se autora tivesse a noção que era preciso dar ao leitor tempo para a leitura. As perguntas levantadas pelas três personagens: "os americanos já tinham ganho a guerra, era mesmo preciso largar a segunda bomba atómica?"; "por que devo perguntar a um estranho por informações relacionadas com a minha família?"; "por que é que só agora sei a verdade sobre a minha família?"(tradução minha) entre outras são exemplos de como o passado acaba sempre por nos dar a volta, obrigando-nos mais cedo ou mais tarde a enfrentar a verdade.

O livro conquista igualmente por oferecer a visão japonesa das bombas atómicas, considerando que maior parte de nós apenas conhece a versão factual da escola (os americanos largaram duas bombas atómicas e a guerra acabou) ou a versão dos filmes americanos (eles ser maus; nós bons e namorada ser gostosa) este livro surge como uma boa oportunidade de aprendizagem.

Quando comprei o livro pensei que iria lê-lo com calma porque não estou habituada a ler em francês, o certo é que o livro é de tal forma claro e bem escrito que não o consegui largar. É o primeiro livro da japonesa Aki Shimazaki (que vive no Canadá) e é muito pequenino, apenas 114 páginas. Tem igualmente a idiosincrasia de pertencer a uma pentalogia todos assim pequenas pérolas publicados ao ritmo de um por ano. Mal vi como estava a avançar na história comprei o segundo volume e calculo que amanhã compro o terceiro. Para os que dominam o francês é de aproveitar e quem sabe dentro de alguns anos alguém traduz para português. Na fnac custa a módica quantia de 5,50euros. Há livros tão maus e tão caros, meu deus...

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial