domingo, dezembro 03, 2006

Lost in translation belga

Estava na lavandaria e levantei a cabeça do Os funerais da Mamã Grande por um segundo e não consegui desviar os olhos da televisão da lavandaria (lavandaria estilo americano, a malta leva trocos e lava e seca a roupa em 40m) por causa dum anúncio - imagine-se - dumas bolachas novas. O momento que me prendeu foi um homem adulto vestido de bolacha.

Ok, então o homem vestido de bolacha entra sorrateiramente na sala, considerando que a bolacha é quase maior que o sofá acho que conseguem perceber o efeito. No sofá está sentada uma mulher a ler uma revista. No cadeirão o marido lê um livro ou o jornal, mas deve ser um jornal."O"bolacha senta-se no sofá ao lado da senhora e sorri. Sorri com um ar maroto.

A senhora de repente tem comichão no nariz, esfrega o nariz e torce-o. Depois espirra. No exacto segundo em que acabou de espirrar o bolacha dá-lhe um grande beijo na boca. (Ainda estão aí?)

Depois do beijo a senhora fica a sorrir e o marido espirra. Vai o bolacha e dá-lhe um grande beijo na boca também.

Quando eu já estava quase a dizer em voz alta "que raio?..." Surge o pacote de bolachas, o verdadeiro, e aparece escrito no ecrã: "bolachas *****, novo sabor sal e pimenta!"

Alguém consegue explicar-me estas bolachas bissexuais? É uma piada belga com sal e pimenta? Nas aulas de cultura inglesa II fala-se muito em como o sentido de humor de cada país era muito difícil de explicar na totalidade mas quer dizer...

De vez em quando vejo um anúncio de há vinte ou trinta anos e sorrio ao constatar como a publicidade evoluiu mas o que dirá a nossa prole futura sobre isto?

Isto lembra-me um telefilme que a minha irmã e cunhado viram uma vez ao jantar e que consequentemente também tive de ver. Era um filme francês sobre uma anã anjo da guarda com poderes mágicos. Só de escrever isto dá-me vontade para rir.

Se estes dois exemplos de cultura televisiva não provam que este país tem muito que se lhe diga eu vou ali e já venho. Sendo o ali ir comprar uma televisão e uma assinatura para todos os canais com telefilmes.

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial