sábado, outubro 21, 2006

Antiga União Soviética - um projecto

Já me tinha esquecido deles. Um casal francês que conheci na estação de comboios de Moscovo e que nos acompanhou nas primeiras horas em São Petersburgo. Começámos a conversar por acaso, como sempre nestas situações. Eu, a Laura (Galiza), o Dani (Málaga) e a Caroline (Austria) estávamos a comentar as estátuas do Lenin que há por todo o lado em Moscovo (nesse momento estávamos debaixo do nariz de um dos bustos). Naturalmente, fiz um daqueles comentários irresistíveis e a gargalhada trouxe conversa. O comentario não é importante. O que me ficou na memória foi o projecto que os levava de Moscovo a São Petersburgo e, antes disso, da França ao Cazaquistão. Aperceberam-se de que o fim da União Soviética celebrava o seu 15° aniversário e pegaram nas mochilas (enormes e pesadíssimas como cometi o erro de verificar ao tentar ajudá-los) e até novembro percorrem os 15 paises. Querem ver o que mudou, o que os jovens da minha geração que ainda foram educados dentro do sistema comunista pensam, enfim tudo o que a mudança implicou. Espreitem o site, o projecto/viagem de um ano está quase no fim. Pode ser que dê para explicar a minha panca com a Europa de leste e ajude a actualizar alguns ficheiros de preconceitos.

Está quase tudo em francês e russo: http://www.15ans15pays.com/ mas há algumas coisinhas em ingles : http://www.15ans15pays.com/rubrique.php3?id_rubrique=53

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial