sábado, maio 27, 2006

Kaunas

Não sei se se recordam mas há uns meses quando fui a Vilnius comentei que era a cidade das igrejas (cerca de quarenta)... Pois bem, Kaunas é a cidade das esculturas (trinta e qualquer coisa). Na primeira noite fui a um concerto de uma banda francesa chamada New Jazz e claro que desatou a chover, e descobri que dançar e cantar à chuva pode causar constipações e/ou gripes... Acabei por não aproveitar muito porque tinha febre, não fui à colina das cruzes como queria, ou seja, tenho de ver agora uma forma de voltar, olha que chatice... A Lituânia continua a ter um certo encanto com o seu toque de insanidade.

O meu museu preferido foi o Museu dos Diabos, sim, leram bem, começou por brincadeira quando um artista local quis ter 13 diabos (treze era o seu número da sorte) e acabou por ter centenas. A colecção continuou após a sua morte e hoje o museu tem cerca de 2000 e tal diabos. Claro que tirei montes de fotos e estava o tempo todo a sorrir, diabolicamente, claro... O museu está bem concebido, junto de cada grupo de diabos há uma explicação e excertos de contos tradicionais onde aquela figura se enquadra, por exemplo, um diabo e uma bruxa, o diabo em forma de animais: cabras, serpentes etc. diabos que surgem para fazer partidas, principalmente em festas de casamento, o diabo e o tabaco (esta eu não conhecia) e muito mais...

Aqui temos Hitler e Staline em cima da pobre Lituânia, não dá para ver bem mas há várias caveiras, é uma excelente caricatura, suponho que andou "underground" muito tempo, não estou a ver os nossos amigos da KGB a fecharem os olhos...

Parece perfeitamente normal mas um destes copitos tinha um fundo falso para que o dono da casa não se embebedasse, hehe.

Brinquedos com o diabo, ok, malta de 1978, 79, 80, 81 e 82: reparem bem nos três bonecos que estão à direita, com pêlo preto e cara vermelha... Nós não tivemos um destes quando éramos miúdos? Tentei tirar uma foto só a esses também mas estava sempre a aparecer no reflexo. São muito queridos, espero que não tenham saído do mercado por causa da mania do politicamente correcto.

Diabices...

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial