segunda-feira, março 31, 2008

Perdida em Viena (Wien)

Andei sozinha a pé cerca de 4h até a minha amiga me encontrar exausta sentada numa paragem de autocarro na pior zona da cidade (eu tenho um dom). Algumas fotos: Não se iludam com o céu azul. Estava muito frio e nevou metade dos dias.

Etiquetas: , , ,

domingo, março 30, 2008

Áustria: Literatura e música

Continuando a minha tradição de comprar livros nos países que visito, comprei um do Joseph Roth. A livraria não tinha o seu livro mais conhecido contudo acho que não me saí mal com a minha escolha. The legend of the holy drinker foi a última obra de Joseph Roth e conta a história de um alcoólico inveterado que por uma série de acasos se vê a braços com uma pequena fortuna e com uma dívida moral; deambula por Paris ora dormindo debaixo de uma ponte ou num hotel quando tem dinheiro. Andreas esforça-se por pagar a dívida mas a vida parece distraí-lo de forma recorrente. A escrita de Roth é directa sem ser brutal e aberta sem deixar o leitor antever o desfecho, deixa-nos testemunhar os eventos e acompanhar as mudanças que ocorrem em Andreas. Recomendo aos sóbrios e aos bêbados.

Fatima Spar und die freedom fries - Joseph Joseph.

(por acaso a minha música preferida da cantora austríaca chama-se Joseph mas não me parece estar relacionada com o escritor)

Etiquetas: , , , , ,

O apartamento em Viena

A parede da sala. A casa de banho. Nada de especial, certo? Excepto que fica no meio da cozinha. (os apartamentos em Viena não são todos assim, este é um prédio velho.)

Etiquetas: , , ,

sábado, março 29, 2008

De volta a Bruxelas

Dói-me tudo.

terça-feira, março 25, 2008

Apontamentos de Viena

(ainda num teclado sem acentos) Parece que a cada dia fica mais frio em Vienna e que a neve nao desaparece. Parto esta noite para "Nickelsdorf" (entre aspas porque nao tenho a certeza que e assim que se escreve) e fui informada que sexta-feira ha uma festa da cerveja e que tenho absolutamente de la ficar ate as 3h da manha e apanhar o aviao as 6h. Nao sei se este e o melhor plano que ja ouvi mas ja me levaram com planos piores.

Para minha surpresa Vienna tem menos turistas que Bruxelas. So o jardim zoologico - motivo de orgulho para todos os austriacos que conheci - e que tinha mais pessoas mas quase todos "nativos". Talvez seja do frio, nao sei.

Vienna e a cidade europeia com mais electricos.

A minha amiga esta a ver as noticias em alemao e acha que ter legendas em vez de dobragem e ter trabalho quando nao precisam de o ter. Ja ouvi uma brasileira defender a dobragem com este argumento e na altura chamei-a de preguicosa, desta vez disse apenas que achava a dobragem uma merda e encolhi os ombros.

Nao sei se ja falei aqui mas tenho uma tradicao/mania, sempre que vou a um pais faco por comprar um livro de um escritor do pais em ingles (ou outra lingua que conheca mas ate hoje so achei em ingles), o unico pais em que nao consegui foi na Estonia, apesar de la ter ido tres vezes. Apos duas livrarias e uma hora no meio da neve encontrei o livro de um austriaco, Joseph Roth. Nao sei se valeu o esforco.

No centro ha um ligeiro cheiro a estrume devido a todas as carruagens tipicas.

Etiquetas: , ,

domingo, março 23, 2008

Ha coisas que so a mim

(ainda estou num teclado sem acentos) Esta manha os dois austriacos sairam cedo e deixaram-me a chave. Levantei-me nas calmas e vesti os meus 3kgs de roupa para sair, para vossa informacao estao cerca de 4 graus - viva a Primavera!

Ao sair do apartamento achei que tinha encontrado a saida do predio. A porta estava trancada mas como tinha a chave nao estava preocupada; nenhumas das chaves funcionava. Tentei e tentei abrir mas em vao. Parei para pensar. Reparei que a porta tinha o nome de uma pessoa, "Herr" qualquer coisa e, um buraquinho de onde de certeza uma velhinha assustada me observava. Fui-me embora e desci um andar.

Nao sei se ja mencionei que as portas sao todas iguais.

Desta vez tinha encontrado a porta certa. Abri e fui parar ao hall de entrada de alguem, havia sapatos por todo o lado. Fugi o mais depressa possivel e finalmente, um andar abaixo, achei a saida. Fiquei tao contente. Dois minutos depois senti o frio e deixei de estar contente.

Etiquetas: , , ,

Em directo de Viena

(Estou a transmitir em directo de um teclado sem acentos.) Fico uma semana na Austria, cerca de 3, 4 dias em Vienna e o resto numa vilazinha no sul. Tenho anotado imensas coisas e tenho muitas fotos para mostrar, vou tentar relatar a viagem um bocadinho hoje e mostro as fotos quando estiver em Bruxelas.

sexta-feira, março 21, 2008

Viva a Primavera!

Foto tirada da minha cozinha ao meio-dia de hoje, supostamente o dia em que começa a Primavera. Devo salientar que durante todo o Inverno não nevou em Bruxelas uma única vez. Nevou mais do que no ano passado por toda a periferia de Bruxelas, até o suficiente para a malta ir de férias "pó ski" mas em Bruxelas só chuva e granizo. Foto tirada da mesma janela à uma hora de hoje. Não é a primeira vez que falo de uma Primavera esquizofrénica, já na Letónia passei pelo mesmo. Suspiro.

Etiquetas: ,

quinta-feira, março 20, 2008

Seguir o exemplo de Calvin and Hobbes

“The more you think about things, the weirder they seem. Take milk for example. Why do we drink COW milk? Who was the guy who first looked at a cow and said. "I think I'll drink whatever comes out of these things when I squeeze 'em!”

Calvin talking to Hobbes, “When a kid grows up, he has to be something. He can’t just stay the way he is. But a tiger grows up and stays a tiger why is that?” Hobbs replies, “No room for improvement. Calvin, “Of all the luck, my parents had to be humans.” Hobbes, “Don’t take it too hard. Humans provide some very important protein.”

After Calvin nails Susie with a snowball he walks up to her and says “I must say, the stinging snow makes your cheeks look positively radiant.”

“To make a bad day worse spend it wishing for the impossible”

“Life’s disappointments are harder to take when you don’t know any swear words.”

“Today for show and tell I’ve brought a tiny marvel of nature: a single snowflake. I think we might all learn a lesson from how this utterly unique and exquisite crystal… ..turns into an ordinary boring molecule of water just like every other one when you bring it in the classroom. And now. While the analogy sinks in. I’ll be leaving you drips and going outside.”

" I think nighttime is dark so you can imagine your fears with less distraction."

"A day can really slip by when you're deliberately avoiding what you're supposed to do."

Citações daqui. E daqui.

Etiquetas: ,

Não me lembro dos detalhes

mas acordei a gritar "independência".

Etiquetas:

quarta-feira, março 19, 2008

Música belga pt I

Foto do Mont des Arts, o chamado quarteirão artístico de Bruxelas, foto tirada da torre do museu dos instrumentos musicais.

Como tudo neste país de modernaços onde não pára de chover há duas semanas (grrrr) também a música belga tem muito que se lhe diga. Existem os músicos belgas, os que são reconhecidos por todos os belgas, os internacionais (como os Vaya con dios, dEUS, Lara Fabian, Django Reinhardt, Jacques Brel e os K's choice) e existem os que só são conhecidos na Flandres e os que só são conhecidos na Wallonie (ainda não disponho de informações sobre a minoria alemã). Tal com os canais de televisão que raramente se encontram, as rádios só passam a música de outra comunidade se a canção passar ao nível seguinte, ao nível belga. É tudo muito complicado. Para começar deixo-vos com os belgas, daqui a dias mostro o lado flamengo e o lado wallon.

Toots Thielemans - "You're my blues machine".

Hooverphonic - "Mad about you".

Orzak Henry - Free haven.

Kate Ryan - Desenchantée.

Sarah Bettens - Stay.

Etiquetas: , , ,

Filmes de animação esquecidos

Aqui. Admito que só conhecia 4 ou 5 da lista.

Etiquetas: ,

As estantes mais bonitas do mundo

Após as bibliotecas, as estantes.

Etiquetas: ,

terça-feira, março 18, 2008

Música de baixa

Elton John - Bennie and the jets.

Guilemots - Get over it.

Silver jews - I'm getting back into getting back into you.

Throw me the statue - Lolita.

The shins - New slang.

Etiquetas: ,

os malucos que visitam o blog

Chegam cá través de pesquisas como (sic) :

  • gayporn
  • fim do mundo
  • tudo sobre a antiga uniãoo soviética
  • conan o rapaz do futuro download
  • montras de prostitutas, na zona vermelha em amesterdam, fotos
  • fim do mundo concert
  • medica famosa
  • prostituição no funchal
  • textos que sejam intertextualidade do texto a ratoeira
  • estalar ossos das costas
  • swedish porn/swedish gay porn
  • como se escreve fim
  • familia subtil
  • fim do fascismo
  • sex puppet
  • fotos de estradas da siberia
  • ortografia 0 dente siso
  • trabalhar de mais cansa
  • esferovite cor de pele
  • ouvir musicas sobre os dentes( educativas)
  • geribérias
  • esofago refluxo ilheu
  • I'm not wearing panties
Parte dois da lista que vos mostrei no fim do ano.

Etiquetas:

Literatura inclusa

Aparentemente a minha língua pode mudar de cor com os antibióticos.

Não me querem visitar esta semana?

É que estou de baixa...

domingo, março 16, 2008

As bibliotecas mais bonitas do mundo

A visitar.

Etiquetas: ,

Trailers para livros

Mudam-se os tempos... ao que parece agora os livros também têm trailers. Sinto-me ligeiramente ultrapassada.

Etiquetas: , ,

sábado, março 15, 2008

Isto é mau demais

A senhora Sally Kern, eleita em Oklahoma já não sei quando, foi apanhada a dizer as seguintes barbaridades medievais:

"Matter of fact, studies show, that no society that has totally embraced homosexuality has lasted more than, you know, a few decades.(...)

I honestly think it's the biggest threat even, that our nation has, even more so than terrorism or Islam, which I think is a big threat. OK?

Not everybody's lifestyle is equal, just like not all religions are equal."

Entre outras pérolas a senhora disse que ser homossexual é como ter um cancro num dedo do pé, o que já de si é curioso - porquê um dedo do pé? Porque não se vê? E apenas num dedo? E que dedo? No pequenino?

Bom... acho que toda a gente tem direito a uma opinião, sem dúvida, mas gostava que verificassem os factos. Gostava por exemplo de ter uma lista dessas sociedades que desapareceram de forma a poder passar a mensagem aos meus professores de história que , coitados, nem sonham que andaram a formar gerações de jovens com dados incompletos. E já agora, quanto tempo depois de terem aceite, abraçado ou lá que era, a homossexualidade é que essas sociedades desapareceram? A senhora fala em décadas mas quantas? Duas? Quatro? Um século? Tenho mesmo muito interesse em saber porque estou a viver na Bélgica onde o casamento homossexual é legal e verdadeiramente igual ao heterossexual e convém-me saber quanto tempo tenho antes de isto tudo desaparecer. Vou prestar muito mais atenção à Holanda, aos países escandinavos e ao Reino Unido, assim se derem o badagaio sei que está na hora de mudar de país porque a Bélgica será o próximo país. Ao menos tenho o consolo de que a Espanha irá primeiro que nós. Suspiro.

Resposta da Ellen Degeneres, que como muitos de vocês sabem, quando não faz piadinhas anda de escola em escola a juntar assinaturas de crianças da primária para o clube gay. Parece que está quase nas cem mil.

Deixo-vos com a Wanda Skykes: "It shouldnt even be debated, government shouldnt be involved in this, cause it's very simple: if you dont believe in same sex marriage then dont marry somebody of the same sex. I don't understand people up in arms over shit that don't affect them."

Etiquetas: , ,

sexta-feira, março 14, 2008

O voo do moscardo

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 13, 2008

Releitura do momento

No meu 12º aniversário uma amiga da minha mãe ofereceu-me este livro e um envelope com 2000 escudos. Continuei a brincar com os meus amigos e não comecei a ler o livro até todos se terem ido embora. Acho que até hoje nunca a agradeci como deve ser.

Etiquetas: , ,

Para os meus amigos professores

Um super PDF sobre como ensinar/usar banda desenhada na sala de aula. Do autor de Bone (no meu primeiro especial de BD), deixo-vos com "Using graphic novels in the classroom". Contém exercícios e tudo. Ainda adoro as minhas três professoras que usaram tiras de BD nas aulas...

Etiquetas:

Falhanço total

Após dois dias já quebrei a maior parte do acordo que tinha comigo mesma, fantástico.Vamos por ordem:

  • Não lavei a loiça.
  • Comprei dois livros de BD (tecnicamente não tive culpa, foi uma encomenda que chegou).
  • Dei uma vista de olhos ao Rough guide to Austria.
  • Insultei o tempo.
  • Não toquei no livro que me emprestaram e não penso acabá-lo tão cedo.
  • Entrei na minha loja preferida mas não comprei nada.
  • Cheguei a casa às 22h. Que cérebro?
  • Não li as notícias (por isso é que não sabia que havia mais uma reunião da EU)

terça-feira, março 11, 2008

Isto é bom demais

Os russos querem conceber no espaço.

"(...) conceiving a human baby at the orbital station(...) The biggest problem is how to conceive, because liquid cannot be spilt under the condition of weightlessness.

But they do not need a bed in space. They can love each other in the air.

And what will come out of that? As soon as he touches her, she will fly away in the opposite direction. A bed or at least some fastening device on a wall is more likely to be used.

In space men (...) can theoretically masturbate too. But they should not forget about condoms or other containers, otherwise drop of sperm will be flying chaotically in the cabin and they will have to collect it."

Etiquetas: ,

Esta semana...

Chris Garneau - "Relief".

Mystery Jets feat Laura Marling - "Young love".

Devendra Banhart - "Don't look back in anger (Oasis cover)"

  • Vou lavar a loiça.
  • Não vou comprar mais nenhum livro de BD (cinco nos últimos 3 dias).
  • Vou começar a ler o The Rough guide to Austria.
  • Não vou maldizer o tempo.
  • Vou acabar a merda do livro que me emprestaram.
  • Não vou entrar na minha loja de cds preferida (cinco cds na semana passada).
  • Vou chegar a casa antes das 19h e com cérebro.
  • Não vou suspirar alto ao ler as notícias.

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 10, 2008

Ventos fortes em Bruxelas

Não é metáfora nenhuma, meninos, até fecharam a maior parte das estradas que atravessam o Monsanto local (Bois de la Cambre/ Ter Kameren Bos) com medo que os condutores, já de si stressados com o trânsito, levassem com uma árvore nas trombas. A mim a ventania ofereceu-me a oportunidade de fazer uma boa acção, ajudei uma velhinha a avançar cinco metros e nem imaginam como foi difícil; foi um belo momento Kodak uma senhora magricela que mais parecia um espeto cor-de-rosa (cor do casaco) a ser puxada por uma bola vermelha (o casaco protegia os três livros que tinha acabado de comprar) e a balançarem ao sabor do vento e ao som dos suspiros a Deus da senhora:

- Mon Dieu, mon Dieu! Ai! Mon Dieu...

domingo, março 09, 2008

Especial banda desenhada PT 1

Porque ainda me custa a crer que tenho amigos que me dizem não gostar de banda desenhada mas que só conhecem o Tintin, considerem isto o começo de um guia BD. Vou tentar falar dos meus favoritos, dos clássicos, dos estranhos etc. Afinal de contas estou ou não estou na terra da banda desenhada? Para quem está com pouco guito sugiro este artigo sobre BD disponível online e que venham com uma mala vazia na próxima visita a Bruxelas.

Game Over, Midam & Adam. Esta pérola hilariante é para o sádico que há em nós. A série surgiu originalmente da banda desenhada Kid Paddle e a premissa é simples: o Kid (um miúdo de nove anos) joga um jogo de computador com um pequeno bárbaro como o herói principal e, ao tentar passar os níveis diferentes o pequeno bárbaro sofre mortes estúpidas, exageradamente estúpidas ou injustas e todas, sem excepção, hilariantes. O Kid perde e vê no ecrã "GAME OVER". Em cada volume Kid Paddle há sempre três ou quatro tiras do Game Over e tornou-se tão popular que surgiram dois volumes separados só com tiras do pequeno bárbarozinho. A ideia é super simples, há uma princesa a salvar e o bárbarozinho tem de descobrir a melhor maneira de a salvar, de derrotar os monstros e de fugir com a princesa para o outro nível. Sinceramente não sei quantas horas os autores perderam a jogar jogos de computador para a pesquisa mas invejo-os seriamente. Numa tira o bárbarozinho come cogumelos mágicos e aparece em frente ao monstro cheio de amor para apenas levar com uma paulada em cima, noutra irrita-se com a princesa histérica e mata-a (eu sempre quis fazer isso num jogo mas nunca me deixaram), noutra a princesa engana-o e são obrigados a casar... Se querem ver o que é uma super imaginação peguem nestes dois volumes. Recomendo ainda a rir. Quem gosta do Astérix, The hitchhicker's guide to the galaxy e Roald Dahl.

Blankets, Craig Thompson. Outro preferido meu e ainda outra biografia (não faço de propósito). A obra-prima Blankets é considerada um romance ilustrado, não só pelo formato: um volume de quase 600 páginas mas também pela história que nos agarra como... como...bem, pensem no vosso livro preferido e pronto. A história começa na infância de Thompson numa família cristã fundamentalista (por exemplo, são contra o ensino da teoria da evolução) e pobre, com um irmão mais novo que Craig ou quer proteger ou quer bater, com matulões na escola e muitas, mas muitas leituras da Bíblia. Há o começo de uma ideia de escapism que será revista na vida adulta. Na adolescência aprende a ignorar os bullies, apaixona-se pela primeira vez e o pastor local incentiva-o a entrar para o seminário. Blankets é genial a descrever o primeiro amor e toda a confusão que o autor sentiu na altura. É também genial a descrever os medos de duas crianças numa cultura de amor e entrega a Deus sem questionar seja o que for. Uma das biografias mais honestas dos últimos tempos. Recomendo seriamente. Para toda a gente, excelente opção para prenda de anos.

Couleur de peau: miel, Jung. (cor da pele: mel) Outra biografia desta feita de um coreano do sul que foi adoptado por uma família belga. Aos cinco anos foi encontrado nas ruas de Seoul a comer do lixo e foi levado para um orfanato americano; apesar de não ter testemunhado a guerra das Coreias sentia os seus efeitos: vivia num país dividido em dois e com a possibilidade de uma nova guerra no ar. Chegar à Bélgica e encontrar um país dividido ajudou à integração, conta. Esta história apesar do título doce o livro mostra o lado cínico das adopções interculturais. O título vem abanar o nosso preconceito de que os asiáticos são todos chineses ou amarelos, os japoneses são considerados mais brancos, os tailandeses morenos e os coreanos são da cor do mel. A vida com a família belga foi difícil, cheia de dúvidas e complicações. Recomendo com curiosidade. Para leitores de David Copperfield e Oliver Twist.

Bone, Jeff Smith. A série Bone relata (em 9 volumes a cor ou um único enorme a preto e branco) as aventuras de três primos. Fone Bone (aqui na capa) que se parece um pouco com o fantasma Gasparzinho mas é uma criatura adorável cujo livro preferido é Moby Dick (todas as vezes que começa a contar a história da grande baleia branca as pessoas adormecem imediatamente). Devido às acções do seu primo ganancioso Phone Bone, Phoney para os amigos, Fone e o primo desmiolado Smiley são obrigados a fugir de Boneville o mais depressa possível. Perdem-se no deserto onde encontram um mapa para um vale desconhecido onde nada é o que parece e os dragões fumam charutos. Há umas criaturas horrendas e peludas que os querem comer numa bela quiche e uma avózinha que faz corridas com vacas selvagens. Cada volume deixa-nos com água na boca. Recomendo vivamente. Para quem gosta de A Odisseia e The hitchhicker's guide to the galaxy.

Persepolis, Marjane Satrapi. Uma biografia em quadradinhos de uma iraniana nos anos 80 e 90. Esta pérola em dois volumes -The story of a childhood e o The story of a return- (façam como eu e comprem o dois em um aqui ao lado) descreve de forma nada lamechas como foi crescer em Teerão durante a revolução islâmica e durante a guerra com o Iraque; independentemente do que o Irão representa politicamente hoje em dia, este livro mostra-nos o que já deveríamos saber: que há uma Mafaldinha em todos nós. Marjane é uma criança fofinha e refilona que aprende a lidar com o mundo dos adultos - mundo esse que envolve a prisão e morte de um tio dissidente - uma adolescente que adora punk e que compra cassetes de Iron Maiden no mercado negro e finalmente, uma adulta com medo de ser presa por usar batôn mas que não se coíbe de contar em voz alta que já não é virgem. Recomendo avidamente; para toda a família assim como a Mafalda o é.

Etiquetas: , , , , ,

Semana de cão, digo, excel

Esta semana estive pouco presente na blogoesfera devido a uma única tarefa no trabalho; fiz birras, chorei baba e ranho, dei murros na mesa, só faltou demitir-me mas lá tive de ir para a super tarefa excel. Para os que já me ouviram a falar nisto, ou melhor, a queixar-me disto deixem-me que repita: esta merda dura uma semana e meia, é uma semana e meia a meter números em colunas excel, uma semana e meia a fazer copy/paste, uma semana e meia a carregar em botões de macros que raramente funcionam, é uma semana e meia a tentar perceber por que razão a macro não funciona, é uma semana e meia a ouvir o palerma do meu chefe a dizer que não tenho razão nenhuma para me enganar com os dados e uma semana e meia cheia de responsabilidade - cada número corresponde a 1000 euros. Faço aqui a promessa pública que quando for rica nunca MAS NUNCA volto a usar excel.

terça-feira, março 04, 2008

Lego no pc

O título diz tudo. Não recomendo o uso no trabalho.

Etiquetas: ,

Recomendo

A leitura do artigo de Michael Chabon na New Yorker sobre escapism, banda desenhada e ética judaica.

Etiquetas: , , ,

sábado, março 01, 2008

Tarados!

Frases que descobri num site de jogos online:

"Light people on Fire: You're on fire and bursting with exitement! Time to share your experience with everyone! run around, light people on fire, and score points!"

"Kindergarten: A fun-filled, colorful and interactive management game were you play Mila, the day care center owner."

"Mental: Try to escape from a mental institution with two of your friends!"

Hidden Zombie: Find the right zombie and then blast him to hell and back!

"Lemon Smash Run around smashing lemons that fall from the sky with your hammer."

"FPA: World 2: Another Fancy Pants Adventure where you must rescue your ice cream cone prize from the angry rabbit."

Etiquetas: ,