terça-feira, julho 31, 2007

5) Melrose

Melrose é o nome de uma cidadezinha pitoresca. E é o nome da abadia medieval com gárgulas originais desde um porco a tocar gaita de foles a descrições dos sete pecados mortais. O unicórnio marca o ano 1645. Mais informações no site oficial.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, julho 30, 2007

4) Rosslyn

Capela do século XV a poucos km sul de Edinburgh. Ficou conhecida por causa do Código Da Vinci, ou seja, estava cheia de turistas americanos. (Tentem visitá-la na época baixa.) É a única capela medieval que ainda celebra missas. http://www.rosslynchapel.org.uk/

Etiquetas: , , ,

sábado, julho 28, 2007

3) Edinburgh

Parte do centro. (tenho cerca de 200 fotos destas férias, sejam pacientes que tenho muito por onde escolher). Definitivamente uma cidade a revisitar. Edinburgh by night e fria para caraças. Em frente à pousada tinha esta maravilha. Claro que o meu quarto dava para o outro lado. Arthur's seat. Uma montanha no coração da cidade. Sim, eu subi aquela m*rd* toda! O castelo de Edinburgh. 11 libras de entrada. olé!

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, julho 27, 2007

2) Corbridge

Corbridge é uma cidadezinha adorável e tão grande que fizemos as três ruas em meia-hora com paragem na casa de banho. O Reino Unido é o segundo país mais limpo que visitei. (antes de me citarem exemplos, só falo do que visitei) sendo o primeiro a Noruega. E antes que me esqueça se tiver um cartaz enorme na casa de banho a dizer "cuidado com a água quente" não o ignorem. Tenho dito. Corbridge não fazia parte do trajecto mas no mapa ficava mesmo em cima de uma parte do Muro de Adriano. (tchan nan!) O muro foi outra aventura. Um certo sentido histórico obrigou-nos a procurar o muro e considerando a sua extenção achamos que seria fácil. Após Corbridge ainda demoramos duas horas e qualquer coisa à procura. Isto numa região onde em vez de vedações há murinhos de pedra. A dificuldade aumentou porque hoje está em propriedade privada com uma entrada toda catita. A secção visitável é sinceramente rídicula mas ao menos consegui perceber finalmente como é que um muro romano podia servir de fronteira e porque levou 30 anos a construir e porque é que os romanos desistiram. A melhor parte da tarde foi ver da estrada uma parte do muro, uma placa "Hadrian's wall" dentro de uma propriedade, sem acesso, sem sítio para parar o carro, nada. Assim como vêem na foto. Minutos depois vimos um carro francês parar bruscamente no meio da estrada.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, julho 26, 2007

1) Kingston Upon Hull

Uma cidade porteira (onde nasceram Philip Larkin e Wiiliam Wilberforce ) com uma muito má reputação mas com pessoas simpáticas, abertas, boa comida nos pubs, ruas limpas e cds, dvds e livros demasiados baratos. Uma das ruas chama-se "Gingerbread land" e outra "Second star to the right straight on until morning". Prémios para os que reconhecerem a citação. A casa-museu de William Wilberforce está bem concebida mas a maior surpresa foi um museu para crianças cheio de tesouros arqueológicos desde os tempos primitivos aos medievais e com a maior quantidade de azulejos romanos que eu alguma vez vi. Todos os museus são gratuitos. Se forem de ferry até ao Reino Unido sugiro uma curta paragem para comer qualquer coisa no Macoy's e visitar os museus.

Etiquetas: ,

terça-feira, julho 24, 2007

Reino Unido:

Vou começar a pôr fotos por esta ordem:

Etiquetas: ,

domingo, julho 22, 2007

Ontem foi o dia nacional da Bélgica.

Ao que parece no dia 21 de Julho de 1830 os Países Baixos, o Reino Unido, a França e a Alemanha decidiram acabar de vez com as guerras e birras constantes e decidiram criar um país "neutro". Em 1831 perguntaram a um Austríaco (Leopold) se queria ser rei deste país. E resumidamente foi isso que se celebrou ontem. Dêem-me o Afonso Henriques e uma batalha de Aljubarrota mas é!...

http://en.wikipedia.org/wiki/Belgium

Etiquetas: ,

quinta-feira, julho 19, 2007

Regresso (contrariada)

E após uns dias fantásticos estou de volta a Bruxelas e, snif, ao trabalho.

O trajecto foi giro e animado, primeiro ir até Brugges e apanhar o ferry e pela primeira vez desde miúda enjoei num barco (se bem que este era do tamanho de um edifício). Decidimos seguir o percurso histório até Edinburgh e com as paragens aqui e ali e "olha que giro" a viagem de carro acabou por durar 9h. Depois de nos instalarmos na pousada apanhamos um autocarro para o centro (o número 42, dude) e sem darmos por ela, o motorista parou o carro (ainda achei que era um sinal vermelho) , parou o motor, abriu a porta, carregou no botão e saíu do autocarro enquanto a porta fechava. E desapareceu deixando-nos sozinhas no autocarro. Assim sem mais nem menos, sem uma única palavra. Voltou 10m depois mudo como saíra. Suponho que devia ter prestado atenção a esse primeiro sinal...

AH! E admito que talvez estivesse com os copos nesta foto:

quarta-feira, julho 11, 2007

Fotos de Brugges

Antes de ir dormir lembrei-me que ainda não tinha mostrado as fotos de Brugges (em flamengo significa pontes). É uma cidade flamenga típica excepto pela enchente de turistas -nada comparado com a Madeira no fim do ano- está super bem conservada, limpa e apesar de pequena tem muito para ver. Meninos, se visitarem uma cidade flamenga evitem os restaurantes turísticos e tentem provar a stoofvlees - carbonnade flamande, é tipo um guisado de carne com cerveja e batata frita e é delicioso.

Ok, agora é que é, Escócia, cá vou eu!!

Etiquetas: , ,