sábado, dezembro 31, 2005

Amigos, obrigada.

"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor. Eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências. A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. É delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não têm noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí. E me envergonho, porque essa minha prece é em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer. Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que não desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os." Vinicius de Moraes

FELIZ PÁSCOA!! ~:-D

Wooooo! olÉ!

FIM DO MUNDO!

Parece a cada dia há coisas mais giras no ciberespaço... ou então eu estou com demasiado tempo livre e já se começa a notar. O Vitor mostrou-me este site que eu adorei e que quis logo partilhar com todos: http://www.endofworld.net/

Divirtam-se!

Etiquetas: ,

sexta-feira, dezembro 30, 2005

friends...

"This guy's walking down the street when he falls in a hole. The walls are so steep he can't get out. A doctor passes by and the guy shouts up, 'Hey you. Can you help me out?' The doctor writes a prescription, throws it down in the hole and moves on. Then a priest comes along and the guy shouts up, 'Father, I'm down in this hole can you help me out?' The priest writes out a prayer, throws it down in the hole and moves on. Then a friend walks by, 'Hey, Joe, it's me, can you help me out?' And the friend jumps in the hole. Our guy says, 'Are you stupid? Now we're both down here.' The friend says, 'Yeah, but I've been down here before and I know the way out. " Num episódio de The west wing (Os homens do presidente)

Etiquetas: , ,

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Dzīve ir rozā... (Life is pink)

Eu estava pronta a dizer que hoje não havia novidades, apenas fui ao cinema ver The Chronicles of Narnia (na versão original, com legendas em letão e russo) num cinema com um excelente sistema de som - até dei um pulo - e SEM PUBLICIDADE! e ia comentar que a Letónia é o sítio perfeito para ver o filme porque aqui percebemos aquela neve e frio todo... ;P

E eis que recebo um email da minha coordenadora EM LETÃO! É um convite para uma festa de fim de ano, uma festa cor de rosa... Depois vi a semi-tradução que eles enviaram mas tem muito mais piada mostrar-vos o letão. Eu desatei a rir quando o documento abriu, espero que se divirtam.
" Dzīve ir rozā.. Ievads: Sveiki! Ja tu saņem šo e-pastu, tātad esi kāda draugu draugs, kas iepazīts sen, ne tik sen, šajā vai pagājušajā gadā, varbūt pat kādā no mūsu organizētajiem Jaunā gada sagaidīšanas burzmiņiem. Kas esam mēs? Aktīvi, darboties griboši cilvēki, kuriem patīk ideja „paņem draugus un nāc uz burzmiņu”. No vēstures - šogad šāds pasākums notiks jau trešo reizi. Kas? Jaunā gada sagaidīšana, vecā izvadīšana. Šogad pasākuma ideja: „Dzīve ir rozā”. Kad? Pasākums notiks no 31.decembra uz 1.janvāri. Pulksten 20:00. Kur? Simpātiskā ēkā meža ielokā viesu namā „Laumas”. Skatīt šī ziņojuma nobeigumā ēkas iekštelpu foto, kā arī karti. Programma: - saviesīgas sarunas un patīkama laika pavadīšana draugu pulkā - vakara vadītājs (šoreiz piedāvāsim izdarības arī pēc pusnakts) un viņa uzaicinātie viesi, piemēram, vīrs ar garo balto bārdu, sniegazaķis un citi - mūzika un citi trokšņi līdz pēdējam dejotājam - uguņošana un šampanieša saskandināšana - nakts torte - atpūtas kompleksa piedāvātie labumi (piemēram, pirts) - iespēju paplašināt draugu loku - citas pašizpausmes un ēverģēlības Papildus info: Ja ir kādi ierosinājumi par pasākuma norisi (nepateiktas domas par pagājušo gadu, vēlaties sagādāt kādam pārsteigumu, gribat parādīt citiem savu vokālu un tamlīdzīgi), rakstiet mums: jaunaisgads@spic.lv. Vai arī zvanīt Oskaram: 6412506.
Dress code: Kaut kas no rozā, mazliet sapņains var būt arī puķains ;) (.....) "
e olÉÉÉÉ!

quarta-feira, dezembro 28, 2005

queo binca....(a neve começa a ser divertida)

Dois miúdos que têm muito a ensinar-me... E que não me chamaram para brincar. O ringue de patinagem ao livre, ainda não fui ao fechado, deve ser mais agradável mas mais lotado também.

Eu gostei particularmente do telhado... O local exacto onde descobri que não se deve tirar fotos no meio da estrada, os carros podem vir muito devagar, afinal de contas têm de ter cuidado com o gelo, mas mesmo depois de travarem, deslizam... Casinha com ar quentinho com a vantagem de estar muito situada, é a um minuto do ringue de patinagem. O edifício atrás é o do meu trabalho, eu gosto dos parques cheios de bancos e desta tampinha verde. ;P Demorei mais de uma semana mas lá apanhei um dos muitos gatos de rua a jeito, conseguem imaginar o que é ser gato vadio com temperaturas negativas? Coitados.

A doida na neve... devo acrescentar que levantei o barrete um pouco de forma a que me pudessem reconhecer, normalmente tapa-me muito bem a testa e as orelhinhas. brrrrr

Etiquetas: ,

modelismo, hic!

A oficina de aeromodelismo. O senhor foi super simpático, até me mostrou umas fotos do festival de 1998 em... BEJA! Espero aprender qualquer coisinha... Modelos de aviões e o carrinho eléctrico com estive a brincar mais de 1 hora! OlÉ!!! O Dainus entretido... O mais engraçado é que eles constróiem os carros de raiz e depois têm as alucinantes competições, há também um computador que regista em quantos segundos o percurso é feito. Sei que não parece mas é tudo muito sério. A minha mentora a tentar descobrir onde é que tinha ido parar o meu carro... Esqueci-me de mencionar um pormenor importante. Eram quatro da tarde e deram-me chocolate e álcool e depois puseram-me a conduzir um carro telecomandado. Foi um milagre não o ter espatifado completamente.

Folhas, congelados e afins

Batatas Lay's com sabor a... Pizza, pois claro. Eu já tinha comentado que a variedade de sabores era peculiar mas esta eu até comprei, não vos sei dizer se sabe mesmo a pizza, come-se mas não me faz pensar em pizza. Aliás, após 3 ou 4 batatas fui comer um chocolate Laima. O que seria de mim sem a secção de congelados? Isto é para um peixe qualquer, não consigo perceber qual. Acho que está na altura de abrirmos umas apostas a ver quando é que estas folhas se apercebem que estão 15 graus negativos e que se calhar é melhor usufruírem do seu estatuto biodegradável.

Isto não abona nada de bom... Um poste de electricidade com a caixa aberta e congelada, é de filme. Contudo devo avisar que isto é afastado do centro e numa zona onde só há meia dúzia de casas. Aposto que ficam todos mais descansados. Pois.

Etiquetas: ,

SOLinhooooooooo!....

Hoje foi sem dúvida o meu melhor dia na Letónia desde que cheguei, já não estou doente, já não acho que vou morrer quando vou a rua, tenho 3 pessoas que me sorriem, descobri uns bolinhos de chocolate demoníacos e hoje tive direito a muita luz do sol, foi pouco comparado com Portugal mas dou muito mais valor aqui.

Algumas pessoas continuam a olhar-me intrigadas quando tiro fotografias, eu cresci na Madeira, a terra dos turistas por isso sempre achei normal; é giro ver o outro lado, da primeira vez até olhei em volta à procura dum sinal que dissesse "proibido tirar fotos" ou algo assim.

Por acaso não sei que edifíco é este, desconfio que seja a câmara municipal. Tenho de perguntar à Liga ou ao Ingus. Ou então espero pelo dia em que consiga ler as placas.

Etiquetas: ,

terça-feira, dezembro 27, 2005

O dia mais frio da minha vida...

Já me começo a habituar ao frio, com -10 ando muito bem na rua (para os que me viram roubar cobertores na pousada de Almada é um verdadeiro milagre.) e com -15 depende da existência ou não de vento, sem vento e com camisa interior, 2 camisolas e 2 casacos (1 de neve) estou bem na rua mas com vento é verdadeiramente horrível. Para ficarem com uma ideia, eu hoje comprei um barrete novo - o que tinha não me tapava as orelhas - porque me doíam imenso os ouvidos quando ia à rua e fiquei contente como uma criança em frente a um gelado Haggen-daaz (ok, uma criança rica). Também hoje, cheguei a casa com as mãos a doer mas a doer mesmo por causa do frio, amanhã vou comprar luvas novas. É que a partir de certo ponto o frio desaparece para dar lugar à dor e não é agradável. Quando estão 15 graus negativos e o vento sopra acreditamos em Deus e esse Deus está lixado como tudo. Tentei pôr batôn para ver se os meus lábios não congelavam e meus meninos, eu não sentia nada! Quer dizer, o meu cérebro dizia-me que estava a pôr batôn, a minha mão fazia o movimento bem, não andei a pintar a cara mas só sentia gelo. Apenas gelo.

A minha mentora, é tão estranho dizer mentora em português, bom, a minha chefe, a coitada que é responsável por mim, ofereceu-me uma prenda de anos com um super-embrulho! Eu achei que merecia aparecer no blog mas a foto não está muito boa, mas ficam a saber que o embrulho era três vezes maior que a prenda. E também não me deixou abrir à frente dela, o que me preocupou na altura mas em casa fez sentido porque era um vaso de margaridas, acho eu que são margaridas, e teriam congelado no caminho. Eles adoram flores aqui e acho que todos conseguimos imaginar porquê. Outra diferença cultural é que eles não dão os dois beijinhos ou abraço para agradecer as prendas, lá muito a custo disse apenas "obrigada" e tal mas saí a sentir-me a pessoa mais mal-educada do planeta.

O super-embrulho...

Tchan NANNNN!

Etiquetas: , ,

Trabalho, trabalho, trabalho!! Trabalho?...

Hoje é um dia (ou foi um dia visto que já estou em casa a fazer o apanhado do dia...) muito especial! Não só faço anos, uma idade patética que nem vou mencionar, mas também hoje foi FINALMENTE o meu primeiro dia de trabalho. Weeeee! A entrada do "Vinda"... Este é apenas um dos edifícios, tem sala de música, dança, desenho (oh, sim, eu já lá estou batida...), gabinete para a juventude (onde vou trabalhar) etc Amanhã conheço a outra parte, a do desporto. Vou a uma corrida de carros telecomandados, a criança em mim está aos pulinhos. A prenda que a Letónia teve para me oferecer foi a temperatura, estavam uns magníficos 15 graus negativos. O dia mais frio da minha vida, só por isso o aniversário não será esquecido tão cedo. Como disse a minha amiga Teresa, passar o aniversário num frigorífico é muito original. Obviamente, não há muito para fazer nesta altura mas senti-me útil pela primeira vez desde que cheguei. Fiquei cerca de 2h30 a falar com a minha mentora, Zanda, primeiro sobre a minha adaptação ao país e ao frio, depois sobre o centro e como as coisas funcionam - a cadeia do poder por assim dizer - acabamos por trocar informações sobre os sistemas políticos e educativos dos nossos respectivos países, foi um intercâmbio interessante. Rimos imenso, oh está bem, eu ri imenso. Parecia que quanto mais explicava como era Portugal politicamente, mais deprimente me soava... O centro tem realmente muita coisa, é como um I.P.J. local (na parte de informação e programa juventude) mais ocupação de tempos livres e actividades extracurriculares, têm também um gabinete de psicologia para jovens com problemas com a lei, uma espécie de creche em que as mães participam e eu sei lá mais o quê... além disso, quase todas as actividades culturais que acontecem em Valmiera são organizadas pelo Vinda, estou francamente impressionada.

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 26, 2005

He he...

Bomba e amor, mistura letal.

Adoro a secção de congelados deste país! Wooo!

Bebida de alto teor alcoólico (15%) mas não é da Letónia, é da Hungria. Estas coisas é que nunca são importadas para o nosso país!

Etiquetas:

Ao fim do mundo (ao fim e ao cabo do teu ser) - Ala dos Namorados

"Vou alimentar a tua sede de querer Vou acicatar a tua fome de prazer Vou ao fim do mundo Vou tocar lá no teu fundo Vou fechar o punho e pôr o sangue a ferver Vou cerrar os dentes e morder o teu saber Vou ao fim do mundo Vou gritar lá no teu fundo Sou teu Sou teu Sou assim só para quem dá E só assim faz com que eu vá Ao fim do mundo Ao fim e ao cabo do teu ser Sou e só apenas uma gota de suor Sou um claro aceno quando rufa o tambor Sou o fim do mundo A contagem ao segundo És todo o tempo que me resta à liberdade És a minha luta que só fala com verdade És o fim do mundo..." (Agora é só imaginarem isto a tocar esta manhã aos altos berros!...Sim, ainda estou sozinha no apartamento.) ------------------------------------------//---------------------------------------------------- As folhas resistem ainda e sempre ao invasor! (atenção à piscadela de olho)

Passo ao pé desta casa quase todos os dias mas só hoje é que vi o poço, quase que entrei no quintal para tirar a foto mas a neve era tanta que nem percebi que havia uma vedação. Uma coisa gira com a neve é que nunca sabemos quando um alto é apenas um monte de neve ou algo mais, por exemplo, uma pedra ou tampa de esgoto... Por isso, nada de pontapés!

Não sei se o objectivo é secar a roupa - algo que me parece pouco provável - mas cá está um estendal no meio da neve, com temperaturas negativas. Agora só falta o tal porquinho a andar de bicicleta.